Esports: E-Flix encerra parceria com o Cruzeiro, que sai do CBLoL e LBFF

E-Flix era detentora do nome do Cruzeiro nas competições, e podem fazer outras futuras parcerias

Por Gabriel Reis 23.03.2021 15H56

A E-Flix, empresa responsável por licenciar o Cruzeiro nos esportes eletrônicos, decidiu encerrar a parceria com o gigante de minas e passará a atuar de maneira independente no League of Legends, Free Fire e FIFA, modalidades nas quais o Cruzeiro estava presente até o momento.

Chandy Teixeira, que apurou a informação em primeira mão e trouxe em vídeo no seu canal do YouTube, explicou que a E-Flix rompeu a parceria em decorrência da lentidão na tomada de decisões do lado do Cruzeiro, que deixará de existir na Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) e no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). 

Chandy informou que, de acordo com suas fontes, tanto a Garena, responsável pela LBFF, quanto a Riot Games, que está à frente do CBLoL, estão cientes do rompimento do acordo, mas que a E-Flix não pretende abandonar nenhuma das competições e seguirá competindo usando seu próprio nome. Independente do fim da parceria, a E-Flix é a empresa que detém as vagas nas competições - o Cruzeiro era apenas licenciado e a marca. 

O Cruzeiro está no Free Fire desde o ano passado e apesar de não ter levantado nenhum troféu, têm mantido uma certa regularidade nos campeonatos oficiais. Recentemente, na última etapa da Liga Brasileira, brigou pelo título e por uma vaga no Mundial, mas no detalhe acabou ficando para trás. 

O momento é outro no League of Legends: aprovado no sistema de franquias para disputar o CBLoL 2021, o clube montou um elenco pouco competitivo, que não rendeu na primeira etapa e acabou ficando na oitava colocação após o término da fase regular. O rendimento da base no Academy foi bem parecido, e com apenas quatro vitórias, o Cabuloso amargou o nono lugar.

Na LBFF, que não é sistema de franquias, o Cruzeiro mandou bem: ficou em terceiro lugar no campeonato, apenas cinco pontos atrás do Fluxo, equipe campeã do Free Fire nacional.

Imagem: Garena

A Riot Games publicou um comunicado oficial, reafirmando o acordo com a E-Flix e confiando no projeto futuro da equipe, mesmo com uma potencial mudança de parceiros. Confira uma parte abaixo:

Durante o processo de revisão de sua parceria com o Cruzeiro Esporte Clube, a E-Flix procurou a Riot Games para compartilhar todas as informações e decisões proativamente, sempre com muito profissionalismo e transparência, e apresentando uma revisão de seus planos de negócio e planejamento para o futuro a partir da Segunda Etapa do CBLOL 2021. Nós acreditamos nos planos da E-Flix, em sua visão de longo prazo e capacidade para implementar esses planos, e por isso confirmamos nossa confiança na E-Flix como parceira do CBLOL e da Riot Games.

A E-Flix publicou um comunicado oficial no seu site. Leia uma parte abaixo:

E-Flix e Cruzeiro seguirão rumos desassociados a partir de agora. As equipes de League of Legends, Freefire e FIFA desenvolvidas e gerenciadas pela E-Flix deixam de exibir a nomenclatura Cruzeiro eSports, de modo que E-Flix não responderá mais por qualquer iniciativa de esportes eletrônicos do clube. De igual forma, os atletas contratados pela E-Flix encerram seus contratos de imagem junto ao Cruzeiro. Além disso, reitera-se que as vagas nos campeonatos disputados, especialmente no CBLOL e na LBFF, são de titularidade exclusiva da E-Flix, que continuará a exercer seu direito de participação nos próximos splits das competições. A operação foi informada à Riot Games, que está ciente da mudança, e a empresa está de acordo com o plano de transição apresentado pela E-Flix.