CS:GO: Suposto bug com smoke causa polêmica entre jogadores profissionais

Abate de coldzera por jogador da Astralis gerou discussão

Por Equipe The Enemy 23.11.2018 11H31

Um suposto bug que teria beneficiado a Astralis em uma eliminação na partida contra a MiBR pelas eliminatórias do ECS Season 6 de Counter-Strike: Global Offensive, nesta quinta-feira (22), tem causado polêmica entre jogadores profissionais da modalidade.

A discussão teve início ainda ontem, quando Nikola "NiKo" Kovač, jogador da FaZe Clan, questionou como Andreas "Xyp9x" Højsleth conseguiu confirmada um abate em cima de Marcelo "coldzera" David enquanto o jogador brasileiro ainda estava ocultado por uma smoke.

"Como diabos Xyp9x o viu lá através da fumaça?", questionou o jogador bósnio em através de um post no Twitter. Veja o clipe abaixo:

Após a postagem, múltiplos profissionais do cenário falaram sobre possível bug, que supostamente permite ao jogador enxergar o adversário através da cortina de fumaça instantes antes dela dissipar. Também foi ventilado o fato de ser possível ver o adversário no radar antes da smoke acabar, mesmo que seu personagem ainda esteja ocultado na tela pela fumaça.

Na sequência de sua postagem, NiKo esclareceu que não estava acusando ninguém de usar o suposto bug propositalmente, mas pediu ao time de desenvolvedores de CS:GO que trabalhem para corrigí-lo.

"Eles não são os primeiros jogadores que estão usando e não é culpa deles", escreveu no Twitter. "Espero que o @csgo_dev analise e tente consertá-lo de alguma forma".

Na mesma thread criada por NiKo, o brasileiro Epitácio "TACO" de Melo, da Team Liquid, sugeriu que o suposto bug é conhecido há meses por jogadores, mas ninguém falou sobre o tema até agora.

"Os jogadores não falam sobre isso, mas todos sabemos que alguns jogadores já o usam há meses. Eu nunca pensei que Astralis estivesse usando isso", escreveu.

Adversário da Astralis na partida que deu origem à polêmica, Gabriel "FalleN" Toledo minimizou a importância do episódio, afirmando que "jogadas em smoke acontecem para os dois lados" e que a "Astralis jogou muito bem como sempre".

"O que você vê na tela de espectador muitas vezes não é o que o jogador está vendo na tela dele, cada client do CSGO tem a sua 'própria smoke' girando. Tudo tranquilo!", indicou.

Até o fechamento da nota, o time de desenvolvedores de CS:GO ainda não havia se pronunciado sobre o tema.