O jogador da G2 Esports, m0NESY, se envolveu em mais uma jogada polêmica durante a BLAST Premier Spring Final 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Desta vez, ele utilizou uma HE no meio da Inferno, para ver os adversários que estavam atrás de uma smoke. O lance deu certo e ele conseguiu dois abates com isso. Mas, será que se trata de um bug?

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Antes de comentar da jogada que aconteceu nesta quarta-feira (15), não custa relembrar que o prodígio da G2 se envolveu em polêmicas semelhantes recentemente. Em jogos contra a Imperial e a Natus Vincere, durante o PGL Major Antwerp 2022, m0NESY utilizou uma smoke que cancelava outra smoke, na janela do meio da Mirage. A tal smoke lhe ajudou diversas vezes tanto com abates, quanto informação.

Depois do assunto ser debatido por toda a comunidade, o jovem concordou em não utilizar mais a fatídica granada e pediu desculpas inúmeras vezes em diferentes entrevistas. Posteriormente, mesmo sem se pronunciar diante do ocorrido, a Valve anunciou que consertou o bug e atualmente não é mais possível utilizá-lo.

Desta vez a controvérsia está em uma HE que possibilita ver através da smoke, como já especificado no início da matéria. O fato, inclusive, é algo antigo no CS:GO e acontece com certa recorrência, mesmo sem a intenção dos jogadores. Já no caso de m0NESY foi tudo planejado e, em janeiro deste ano, ele já mostrava publicamente como fazer esta HE.

Confira:

É exatamente a mesma utilizada diante da Vitality, pela BLAST. Veja:

A grande questão que surge no momento é: será que m0NESY atacou novamente ou esta é apenas uma mecânica do jogo? É um debate interessante de ter, pois smokes não passam de uma fumaça bem densa. Se jogarmos algo com uma forte luz atrás - como uma explosão de HE -, será que não conseguimos ver algo? Ao mesmo tempo, será que a Valve pensou nisso ou é uma coisa que aconteceu sem querer?

Fora isso, é sabido que m0NESY não é o único a usar este tipo de bomba. No bombsite B da Overpass, por exemplo, ela é utilizada constantemente. Então, fica o debate para a comunidade e também a espera de comentários da BLAST ou da Valve, a respeito do assunto.