CS:GO: ESL Pro League terá jogos presenciais e novo formato em 2019

Equipes da América Latina jogarão presencialmente nos Estados Unidos

Por Breno Deolindo 18.12.2018 14H01

A ESL anunciou mudanças para a nona temporada da Pro League de Counter Strike: Global Offensive. Agora, todos os jogos da região das Américas serão realizados presencialmente em estúdio nos Estados Unidos, incluindo as partidas com times da América Latina.

A nona temporada será dividida em três regiões: Europa, Américas e Ásia/Pacífico (APAC). Cada uma contará com quatro grupos de quatro equipes, que se enfrentarão em jogos presenciais; com exceção da APAC que seguirá com as partidas online. Nas Américas, três desses grupos serão inteiramente norte-americanos, enquanto o quarto será da América Latina

Dessa maneira, a ESL irá reduzir o volume de jogos para as equipes, que muitas vezes tinham de se dividir entre duelos válidos pela ECS e pela ESL. Com a atmosfera presencial e um calendário mais tranquilo, os times terão de se esforçar ao máximo em todas as partidas.

Passada a fase de grupos, os quatro líderes da Europa e Américas estarão classificados para as Finais mundiais. Os segundos e terceiros colocados (no caso da APAC, os líderes e segundos colocados) serão remanejados para outros dois grupos, onde disputarão as vagas remanescentes para as Finais. Confira o esquema no infográfico:

A questão que fica é de como serão escolhidas as equipes latinas. A LA League, etapa latino-americana da ESL Pro League, provavelmente será extinta. Equipes como Sharks, Isurus e DETONA, que faziam parte de seu elenco, devem compor o grupo latino-americano do novo formato.

Atualmente, apenas a MIBR e a INTZ possuem elenco latino e atuam na Pro League norte-americana. Outros times brasileiros que atuam no exterior, como a Luminosity e a FURIA, fazem parte da MDL, uma espécie de segunda divisão do torneio. Ainda não se sabe se essas equipes farão parte dos grupos norte-americanos ou da América Latina.