CS:GO: Apoka não poderá participar de transmissão do RMR

Regra da PGL impede que pessoas banidas pela Valve transmitam e participem de transmissões ligadas ao Major

Por Jairo Junior 10.04.2022 17H53

Apoka não poderá transmitir nenhuma partida do Regional Major Ranking (RMR) de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O impeditivo vem do fatídico caso do "bug do coach", o qual o brasileiro esteve envolvido, juntamente de uma regra da PGL, que não permite pessoas banidas pela Valve se envolverem ao vivo com campeonatos relacionados ao Major.

Leia mais:

As regras para transmitir o RMR foram divulgadas na última quinta-feira (7). A que impede Apoka de diferentes maneiras é a número cinco. De acordo com o texto, ele tanto não pode transmitir as partidas em canal próprio, quanto participar em áudio ou vídeo de transmissões. Isso quer dizer que ele não poderá nem ao menos estar no Discord junto dos outros criadores de conteúdo da Tribo, durante o torneio.

Veja o texto da regra:

Regra 5: Jogadores e/ou personalidades atualmente banidos pela Valve de eventos não podem fazer parte da transmissão da sua comunidade, tanto visualmente quanto em áudio.

Aos olhos da ESIC, Apoka cumpriu apenas alguns meses de banimento e depois poderia voltar a participar das competições normalmente. Naquele período, ele recebeu até uma pequena redução de pena por colaborar com investigações e preparar uma defesa em vídeo (confira abaixo). No entanto, para Valve, o banimento aplicado foi permanente.

"É muito duro quando os sistemas de punição (VALVE/ESIC) são diferentes e, o real objetivo que era punir quem SE APROVEITOU, se perde. Não acho a minha verdade a única mas me sinto muito prejudicado e abandonado. Eu vivi esse game por 22 anos! Nem tive muito tempo pra pensar, mas a real vontade era sumir nesse período de RMR. Doi demais não poder participar com a galera…", comentou Apoka sobre o assunto em seu Twitter.

Apesar de se mostrar desapontado em não poder participar do RMR mais ativamente, o ex-treinador do MIBR prometeu que ainda assim produzirá outros tipos de conteúdo em cima do campeonato, da maneira que lhe é viável.

"São tantas coisas boas acontecendo e pessoas apoiando essa nova fase! São 22 anos vivendo esse jogo e continuarei esperando que em algum momento exista essa conversa entre VALVE/ESIC. Além disso, informo que todos os dias do RMR AMERICAS estarei online acompanhando pelo radinho, fazendo uma análise de CADA JOGO e um review pela DEMO dos jogos mais importantes depois do DONOS DA BALA edição ESPECIAL. Pela galera que acompanha, pelos times brasileiros, pelos compromissos mas principalmente por MIM!"

O RMR das Américas acontece entre 11 e 15 de abril. São 16 equipes da América do Sul e Norte, em busca de apenas seis vagas no PGL Major Antwerp 2022.