Tech   Pc

Dota 2: inteligência artificial enfrentará time humano no The International

Rede neural da OpenAI, empresa de Elon Musk, será testada em transmissão ao vivo contra veteranos do game

Por Rafael Romer 26.06.2018 11H18

A OpenAI, empresa de pesquisa de Inteligência Artificial fundada por Elon Musk, CEO da Tesla, colocará seus bots criados através de aprendizado de máquina para enfrentar humanos durante o The International 8, maior torneio de Dota 2 do mundo que acontece em agosto.

Apelidado de OpenAI Five, o time é composto por cinco redes neurais interligadas que usam mais de 128 mil CPUs para treinar dentro do game. Com esse poder computacional, a rede são capazes de jogar o equivalente a 180 anos de Dota 2 contra si mesma todos os dias.

Apesar das possibilidades impressionantes de treinamento das redes neurais, vale lembrar que Dota 2 é um jogo extremamente complexo para estes sistemas. Em uma partida comum, de 45 minutos a 30 fps, um total de 80 mil "ticks" são necessários por parte da inteligência artificial para jogar.

Para cada um destes ticks, no entanto, há uma média de mil ações possíveis, que devem levar em consideração informações disponíveis e não disponíveis – como um inimigo escondido na fog – para avaliar a situação em tempo real e reagir.

Essa não será a primeira vez que a rede da OpenAI enfrenta jogadores de Dota 2. No passado, os bots já disputaram partidas contra times amadores e contra alguns dos melhores jogadores individuais do game – ainda que com algumas restrições nas regras.

Antes do início do The International 8, a OpenAI Five enfrentará uma série de veteranos de Dota 2 no dia 28 de julho, em uma transmissão especial através do Twitch.

O The International 8 acontece entre os dias 20 e 25 de agosto em Vancouver, no Canadá. Pela primeira vez, o torneio contará com a participação de uma equipe brasileira, a paiN Gaming. A premiação total será superior a US$ 14,7 milhões.