Entenda a confusão entre FURIA e MIBR na BLAST Premier

Maior clássico brasileiro no CS:GO desta vez ficou marcado por ofensas pós-jogo e potencial falta de fair play da FURIA

Por Bruno Pereira 17.06.2020 15H16

Os clássicos entre FURIA e MIBR têm se tornado o ápice do CS:GO brasileiro em tempos de falta de major e campeonatos presenciais. O show de bala, no entanto, foi trocado por polêmicas dentro e fora de jogo depois do confronto válido pelas finais americanas da BLAST Premier América do Norte.

Freezes e o round 12-12 na Inferno

O problema começou antes do round 12-12. O MIBR já havia experienciado freezes na tela dos jogadores - quando o jogo trava por alguns segundos e impossibilita qualquer ação dos jogadores - em diversos momentos, o que foi devidamente reportado para o administrador da organização presente no discord da partida.

Você pode ver o que estava acontecendo no vídeo publicado no canal do FalleN nesta quarta-feira (17/06):

Crédito: Vídeo: fallenINSIDER

Diversas vezes os jogadores do MIBR conseguiram controlar ações após o freeze, então os rounds iam prosseguindo. No entanto, ao chegar num tenso 12-12, a água virou vinagre.

Fer e FalleN foram defender a região da “banana” no Bomb B da Inferno. Fer foi abatido por arT de awp, e logo na sequência FalleN, momento que TACO saiu do servidor. A FURIA prosseguiu o round e venceu, e a partida foi pausada para averiguação da organização.

Partida ficou pausada por 40 minutos após o round 12-12 na Inferno

Imagem: Reprodução Gaules

Rollback e o vídeo do FalleN no Twitter

Se juntaram no discord o administrador da BLAST, o manager do MIBR, Dead, e o técnico da FURIA, guerri.

Segundo guerri, a decisão havia sido acontecer o rollback - quando o round é resetado e a partida voltaria para o 12-12. ArT então comunicou seu técnico de que havia visto fer jogando, e as novas informações foram passadas para o admin. Como o regulamento da BLAST diz que caso algum jogador tome dano, o round deve prosseguir - KSCERATO havia tomado 13 de dano de uma molotov na banana - o administrador então cancelou o rollback.

Nesta hora, FalleN publicou um tweet mostrando o freeze que o MIBR estava sofrendo, informação até então desconhecida pelo administrador e pela equipe da FURIA.

Com as novas informações em mãos, guerri retornou ao seu time para conversar e decidir por dar o rollback, mesmo não sendo obrigado. A FURIA poderia ter prosseguido o round, mas em espírito de fair play, optaram por retornar.

Todo este processo de decisão de rollback, posts em mídias sociais e conversas entre as equipes durou cerca de 40 minutos. Na volta, o MIBR venceu o round resetado e abriu a vantagem que terminaria em vitória na Inferno por 14-16, e mais tarde 9-16 na Vertigo.

Ofensas de fer pós-jogo

Após a série terminar em 2-0 para o MIBR, a grande maioria dos jogadores de ambas equipes postaram no Twitter mensagens de agradecimento aos fãs e se afastando da potencial briga entre as equipes. No entanto, fer e kNg, do MIBR, atacaram os jogadores da FURIA.

Segundo os jogadores, a falta de posicionamento dos players da FURIA causou atraso na resolução do problema, “passando pano” para um round que, antes do rollback, havia sido vencido pelos Panteras.

Guerri defendeu os jogadores da FURIA, dizendo que todas as decisões tomadas foram de sua responsabilidade, e anunciou uma participação especial na live do Gaules para explicar o ponto de vista de sua equipe.

Guerri explica decisões da FURIA e xingamentos de fer

O técnico dos Panteras pediu um espaço na transmissão do Gaules nesta quarta-feira (17/06) seguinte ao jogo contra o MIBR para compartilhar o ponto de vista de sua equipe.

Para evitar qualquer tipo de desculpas, guerri abriu o monólogo dizendo que o MIBR foi um time melhor que a FURIA no confronto, e venceu na bala, saindo-se melhor em diversas situações de jogo, clutches e domínio de mapa, independente de freezes ou das brigas.

No começo do jogo, o MIBR perguntou para a FURIA se o jogo também estava travando, e recebeu a resposta de que tudo estava normal. Quando chegamos no round 12-12 e o TACO caiu, guerri pediu aos seus jogadores que continuassem o round e que ele resolveria logo na sequência com o administrador da BLAST e o manager do MIBR.

KNg procurou posicionamento dos jogadores da FURIA no chat do jogo, e após muito tempo sem resposta, arT disse que “guerri e o dead estão conversando com o admin”.

Imagem: Reprodução

Apesar de deixar os jogadores (especialmente fer e kNg) do MIBR extremamente chateados, segundo guerri as ordens de não se posicionarem no chat do jogo partiram dele, como forma de blindar os jogadores dos problemas e das potenciais brigas e deixá-los focados na partida. “O CS evoluiu, também sou da época que a gente resolvia tudo entre os jogadores, mas os tempos mudaram. Os jogadores devem estar focados em jogar, não em tomar esse tipo de decisão”.

Durante este tempo de conversa com Dead e o admin, FalleN postou o vídeo no Twitter. Segundo guerri, assim que ele viu o vídeo, voltou para a equipe e falou que mesmo com o poder de vetar o rollback, por fair play eles iriam proceder com o reset do round. O técnico só se posicionou na live do Gaules dizendo que “Não sou obrigado a confiar em ninguém, independente de gostar e respeitar a história de todos os jogadores do MIBR. FalleN porderia ter publicado o vídeo só no discord com o admin e estaria tudo bem, mas tomou sua decisão de publicar no Twitter”.

Isso fez com que parte da comunidade - até mesmo incitada por kNg - acreditasse que a FURIA só havia acatado o rollback pela pressão que FalleN conseguiu ao postar o vídeo no Twitter.

Para finalizar, guerri comentou sobre as ofensas de Fer no Twitter, e posteriormente em sua live assim que a série de jogos terminou. “A partir do momento que ele toma essa atitude de ofender, ele vira um covarde. É um cara que era ídolo para todos. Muitos dos nossos jogadores estão no começo de suas carreiras, e o fer está nos anos finais da dele. Ele não está sabendo se portar e se posicionar como um cara multicampeão e com tanta influência como tem”.

O próximo clássico entre as equipes promete pegar fogo! A FURIA joga nesta quinta-feira (18/06) conta o perdedor de EG vs Liquid, e o MIBR joga contra o vencedor deste na sexta-feira (19/06). Com uma certa combinação de resultados, os brasileiros podem se enfrentar na final Lower Bracket ou na grande final da BLAST Premier América do Norte. O que importa é que você não pode perder!