CS:GO: SK Gaming é derrotada pela NiP nas semifinais do IEM Oakland 2017

Brasileiros foram eliminados pela equipe sueca, uma das sensações do torneio

Por Bruno Silva 18.11.2017 21H55

A SK Gaming foi derrotada pela Ninjas in Pyjamas (NiP) e está nas finais da IEM Oakland de Counter-Strike: Global Offensive. Em partida acirrada contra a sensação do torneio até agora, os brasileiros foram derrotados pelos suecos na semifinal por 2 mapas a 1.

Primeiro mapa: Overpass

O primeiro mapa, Overpass, demonstrou bem o equilíbrio entre as duas equipes. A SK levou o pistol round com grande equilíbrio entre abates das duas equipes. Jogando de CT, o time brasileiro soube manter bem a posição defensiva especialmente em confrontos individuais, forçando diversos rounds econômicos (nos quais o time equipa apenas pistolas para salvar dinheiro para o round seguinte).

Depois de cinco rounds consecutivos de SK, a equipe sueca conseguiu o seu primeiro ponto, mas os brasileiros rapidamente reagiram, quebrando mais uma vez a economia dos adversários. A NiP tentou reverter a situação com um rush forte, mas esbarrou nas defesas de Fernando "fer" Alvarenga e Ricardo "boltz" Prass. No round seguinte, a estratégia se repetiu e deu certo, com os suecos conseguindo detonar o bombsite B e levando o placar para 7-2.

A partir daí, a NiP iniciou uma reação e quebraram a economia da SK, conquistando mais dois rounds no processo. Os suecos foram voltando ao jogo ponto a ponto e conseguiram empatar em 7-7, depois de um duelo de AWPs tenso entre William "draken" Sundin e Gabriel "FalleN" Toledo. Depois, a NiP fechou o primeiro half em 8-7.

Na troca de lados, deu SK no pistol round: mais uma vez, FalleN garantiu o ponto em um confronto 1x1. Entretanto, a NiP conseguiu vencer em round econômico e reverteu a situação econômica, ampliando sua vantagem para 11-8. A equipe suece manteve a vantagem até o final, fechando o mapa por 16-9.

Segundo mapa: Cache

O segundo mapa, Cache, também começou com vitória da SK. Jogando de CT, a equipe impôs novamente uma forte defesa e levou os três primeiros rounds. No terceiro round, Marcelo "coldzera" David brilhou com três abates consecutivos. Com a economia precária, a NiP precisou contar com os tiros certeiros da Desert Eagle de Fredrik "REZ" Sterner e Patrik "f0rest" Lindberg para garantir seu primeiro ponto.

A dupla, que tem sido destaque da NiP no torneio, novamente atormentou a linha de frente da SK, mas os brasileiros conseguiram segurar a defesa e garantiram o quarto round em uma ótima jogada de coldzera com Epitácio "TACO" de Melo. Enquanto TACO chamou a atenção do jogador da NiP, cold desarmou a bomba em meio a uma granada de fumaça, e o jogador sueco não conseguiu acertar sua posição.
Nos dois rounds seguintes, duas armações de bomba da NiP e duas tentativas de defuse de boltz; na primeira, ele não chegou a tempo, e na segunda, ele conseguiu desarmar, levando o placar a 6-2. A partir daí, os suecos reagiram, diminuindo a diferença para 7-5. O round acabou equilibrado, com placar de 8-7 para a SK.

Na virada de lados, o primeiro round foi decidido no último segundo do defuse: em um clutch contra três jogadores da SK, REZ conseguiu abater dois e desarmou a bomba com sucesso momentos antes de ser eliminado por boltz. A SK levou o round seguinte, forçando o round econômico dos oponentes.

Jogando de terror, os brasileiros voltaram fortes, abrindo três rounds de vantagem sobre os suecos. O vigésimo round viu um dos lances individuais mais impressionantes da partida, quando Christopher "GeT_RiGhT" Alesund levou quatro jogadores da SK. Coube a FalleN, o único restante, garantir o round com uma inteligente pressão de sua AWP em cima da bomba, mesmo enfrentando dois jogadores da NiP. Por fim, a SK levou o mapa com o placar de 16-8.

Terceiro mapa: Inferno

No mapa decisivo, a SK começou com vitória no pistol round, mas a partida manteve o equilíbrio entre as duas equipes, disputada ponto a ponto. A Desert Eagle de REZ voltou a fazer diferença nos pistol rounds da NiP, que conseguiu manter a diferença de placar mínima para os brasileiros.

A partida seguiu equilibrada com vantagem mínima da SK até o fim do primeiro half. A virada de lados viu a NiP abrir vantagem com três rounds - dois deles em anti-eco -, deixando a economia brasileira debilitada. A partir daí, os suecos mantiveram a liderança até fechar a série em 16-11.