Apple   Tech

Com modo escuro, Apple anuncia novo macOS Mojave

Sistema operacional desktop da empresa trará mudanças de design e novas funcionalidades para organização

Por Rafael Romer 04.06.2018 15H36

A Apple anunciou oficialmente a nova atualização de seu sistema operaciona desktop macOS 10.14, o macOS Mojave, durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2018.

Inspirado no deserto californiando, o sistema trará um novo modo escuro, que deixará janelas e abas de dispositivo na cor preta para destacar ícones, imagens e vídeos. O Mojave terá também uma série de papel de parede dinâmicos que serão modificados de acordo com a hora do dia.

Reprodução/Apple

Depois de promover um redesign completo da App Store do iOS no ano passado, a Apple agora fará o mesmo pela versão desktop da plataforma, com novos destaques para aplicativos recentes e coleções de apps, além de conteúdo editorial da Apple.

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

Os aplicativos do iOS Apple News, Voice Memos, Home e Stocks também chegam ao sistema desktop como parte do novo programa de migração de apps entre os sistemas operacionais iOS e macOS. Entre as funcionalidades dos novos apps está a sincronização automática de conteúdo entre sistemas.

O sistema traz ainda a nova funcionalidade Stacks, que organiza o conteúdo da área de trabalho em grupos específicos de conteúdo baseado em tipo, nome ou conteúdo.

O Finder do macOS Mojave também será renovado, com o novo modo de visualização galeria, que destaca o documento selecionado em primeiro plano, mas mantém os ícones de outros documentos da pasta na parte inferior para navegação.

O aplicativo Quick Look, por sua vez, recebe uma série de recursos de customização que permite edição rápida de imagens e vídeos através de alguns cliques.

Por fim, o sistema contará com uma série de novas configurações de segurança, controlando quais as informações que seu computador disponibilizará por aplicativos que tem acesso ao sistema, incluindo o bloqueio de rastreio de barras de comentário em sites como o Facebook antes mesmo do usuário realizar uma postagem.

O navegador Safari também terá novas opções de privacidade que limitarão a quantidade de informações que poderão ser acessadas por terceiro sobre a identidade da máquina, dificultando o rastreamento do usuário por outras empresas.

A nova atualização Mojave do macOS começa a ser disponibilizada a partir de hoje para desenvolvedores. Seu lançamento deve acontecer no segundo semestre, entre os meses de outubro e novembro.