Em texto assinado por Phil Spencer, o chefe do Xbox, a Microsoft divulgou uma série de novidades e detalhes do Xbox Series X, seu console de próxima geração. Entre os destaques, estão o suporte a 120 quadros por segundo, a confirmação dos 12 teraflops de processamento gráfico. Há ainda a menção a outras funções que já haviam sido citadas, como a possibilidade de deixar múltiplos games em suspensão.

A maior novidade dos aspectos técnicos é, certamente, o poderio gráfico: para se ter ideia, 12 teraflops corresponde ao dobro do que o Xbox One X oferecia, e mais de oito vezes o poder do Xbox One original. Phil Spencer também comenta sobre o Variable Rate Shading, tecnologia da Microsoft que otimiza o processamento gráfico para garantir uma taxa de quadros por segundo mais estável, juntamente com uma resolução mais alta.

Falando em quadros, Spencer afirmou que o console terá suporte a 120 frames por segundo. O número só era atingível em computadores até a geração passada; nos consoles, o padrão era de 30 quadros para games com maior apelo gráfico, e 60 quadros para shooters e títulos que precisam demonstrar maior fluidez.

Outro recurso do console será o chamado Quick Resume. Alternar entre os games de sua biblioteca será bem mais fácil, já que não será necessário encerrar um jogo para conseguir abrir o outro: basta deixar um deles em suspensão e iniciar outro game. Voltar ao jogo que já estava aberto será um processo quase instantâneo, sem longos carregamentos.

No que diz respeito aos serviços, a Microsoft continuará disponibilizando games do Xbox Game Studios para Xbox Game Pass no mesmo dia de seu lançamento, citando Halo Infinite como exemplo. Ainda sobre seus games exclusivos, a empresa anunciou a chegada do recurso Smart Delivery: será necessário comprar o game apenas uma vez para que ele possa ser acessado no console que o jogador preferir, seja no Xbox Series X ou no Xbox One.

[ATUALIZAÇÃO] O sistema de Smart Delivery também poderá ser utilizado para mídias físicas, de acordo com declaração dada ao Polygon. A Microsoft explica que a distribuidora do jogo será responsável por esse recurso, e não detalhou se seus títulos proprietários, como Halo Infinite, farão parte do Smart Delivery para mídias físicas. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Com Halo Infinite e Hellblade II: Senua's Saga entre os seus títulos já anunciados, o Xbox Series X chega às lojas no final de 2020.