Lançado oficialmente na terça-feira (10), o Xbox Series X parece estar sofrendo com alguns problemas pontuais envolvendo seu drive de disco, relataram usuários através de suas redes sociais nos últimos dias.

Conforme revelam uma série de vídeos compatilhados por usuários do console, algumas unidades do Series X são incapazes de recolher completamente os discos inseridos na bandeja de leitura. Veja abaixo:

Além dos problemas para inserir discos físicos, alguns dos conteúdos também mostram os consoles emitindo sons estranhos, principalmente durante a leitura de jogos. A situação também foi relatada por usuários do Reddit.

"Tentei colocar um jogo físico, mas é como se houvesse uma barreira ou algo na bandeja do disco, porque o disco simplesmente não entra e [o console] faz um barulho de zumbido, como se estivesse com dificuldades. Existe alguma maneira de corrigir isso?", questionou o usuário NicoTheBear64 na comunidade de Xbox da rede de fóruns.

Series X not taking discs: they don’t even go into the console from r/xbox

Dentro do mesmo fio de discussão, alguns usuários chegaram a mencionar que conseguiram resolver a situação "forçando" um disco a entrar na bandeja. Vale alertar, no entanto, que esta não é uma recomendação oficial para resolução da questão.

Através de seu perfil de suporte do Xbox no Twitter, a Microsoft não fez qualquer menção direta ao problema envolvendo o drive de discos do Xbox Series X.

A companhia, no entanto, fez uma postagem na última quarta-feira (11) em que recomenda que usuários com problemas de hardware recorram à página de suporte do console para assistência. Através da mensagem, a empresa também ressaltou que todos seus produtos passam "por um teste de qualidade rigoroso". Veja abaixo:

O Xbox Series X e o Xbox Series S já estão disponíveis no Brasil. O console mais poderoso da Microsoft tem preço sugerido de 4.599, enquanto o modelo menor e sem leitor de disco, sai por R$ 2.799.

[Atualização - 16/11] Em nota enviada ao The Enemy, a Microsoft informou não ter conhecimento de relatos generalizados sobre a questão e reforçou que submete todos seus produtos a "rigorosos testes de garantia de qualidade". A recomendação é que usuários busquem a página de suporte do Xbox para assistência.

"Na Microsoft, submetemos todos os nossos produtos a rigorosos testes de garantia de qualidade", informou a companhia. "Estamos empenhados em fornecer aos clientes uma experiência de jogo incomparável e investigar ativamente todos os relatos levantados. Encorajamos qualquer cliente que tiver um problema a visitar https://support.xbox.com para que possamos fornecer assistência."