De acordo com uma postagem no blog oficial do Xbox, os desenvolvedores já podem testar seus jogos no Project xCloud, a plataforma de streaming de games da Microsoft. A informação aparece discretamente no texto, quando é afirmado que o kit de desenvolvimento do Xbox foi atualizado.

Outra informação interessante do post é a de que os desenvolvedores não precisam adaptar seus jogos para o xCloud - essa responsabilidade fica inteiramente com a Microsoft. Para atualizações e patches, a lógica é a mesma: "Quando um desenvolvedor atualizar a versão de Xbox One de seu título, essas atualizações servirão também para todas as versões disponíveis no Project xCloud sem qualquer trabalho adicional".

O plano é que todos os jogos disponíveis para Xbox One sejam traduzidos para a plataforma de streaming: "Hoje você pode jogar três gerações de jogos incríveis no Xbox One. Isso significa que o Project xCloud possui capacidade técnica de streamar mais de 3500 jogos, sem precisar de qualquer mudança feita por um desenvolvedor".

Ainda sem data de lançamento para  o público, o Project xCloud utiliza a tecnologia Azure, a mesma que a Sony poderá utilizar por meio de parceria firmada com a Microsoft.