Em uma entrevista abrangente com o site IGN, o chefe de Xbox, Phil Spencer, comentou o impacto e o desafio que a pandemia do coronavírus COVID-19 causou no desenvolvimento de games, tanto em termos de console com o Xbox Series X, com a produção de jogos como Halo Infinite.

"[...]Criar um video game de casa com uma equipe de centenas de pessoas espalhadas não é fácil", disse. "Video games como os conhecemos agora são enormes, há bases gigantescas de elementos que cada um destes jogos possuem. Como você junta todas estas coisas é algo que estamos vivendo."

Anteriormente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou que as linhas de produção da empresa na China estão voltando ao normal, o que reforça que o console será lançado, como previsto, no fim de 2020.

Spencer, porém, fala sobre os problemas de trabalhar remotamente em um projeto desta escala.

"Do lado da plataforma de hardware: quando tinha meu Series X em casa e usando para testes, eu tive uma ótima experiência com isso, mas este tempo com o console é importante", declarou. "Queremos garantir que tenhamos o tempo certo para colocar a tecnologia da plataforma no lugar. Tivemos que mover muito deste teste para dentro de casa."

"Eu diria que as coisas neste momento não são fáceis, acho que eles estão puxados. Posso sentir nas equipes - elas estão forçadas. Não temos nada no momento que indique que não vamos atingir as datas que estamos planejando, mas também vou dizer que tudo isso está rolando em tempo real e vou colocar a segurança dos times no topo, assim como um produto de qualidade. Não quero empurrar um produto para fora se ele não estiver pronto."

De qualquer forma, Spencer mantém que o plano da empresa é de lançar o Xbox Series X em escala global na mesma data, citando como exemplo os problemas gerados pelos lançamentos regionais do Xbox One - o que reforça os planos da Xbox Brasil de também trazer o novo console ao país ainda em 2020 - e citando a possibilidade de um atraso apenas em tom especulativo.

Não só isso, ele também mantém que o lançamento do console é prioridade, e não será afetado por possíveis atrasos de outros produtos, incluindo Halo Infinite, que promete ser o carro-chefe do lançamento do Series X.

"Não acho que seguraríamos o lançamento da plataforma como um todo por causa de qualquer jogo individual", disse. "Só temos que ser muito transparentes sobre onde estamos e como estamos seguindo, o que é algo que tentamos fazer desde o início com esta plataforma."

Nesta mesma entrevista, Spencer afastou rumores sobre um possível retorno de Scalebound.