Phil Spencer, chefe da divisão de games da Microsoft, explicou em entrevista ao Wired por que, entre outras razões, a retrocompatibilidade do Xbox One com jogos de consoles passados da empresa, é importante para a fabricante. Basicamente, ele acredita que o recurso ajuda a preservar títulos antigos.

"Eu vejo jogos como uma forma de arte," explicou Spencer. "Jogos de console podem se perder quando gerações de hardware terminam. Fica mais desafiador jogar games do nosso passado. Tem algo para se aprender quando experimento algo que joguei como criança. É um bom negócio para os donos de conteúdo, mas para jogadores, é legal poder entender como nossa arte progrediu."

No momento, o Xbox One é retrocompatível com 400 jogos de Xbox One, incluindo grandes títulos como Halo 3 e Red Dead Redemption. A Microsoft anunciou que vai adicionar jogos do Xbox original ao serviço até o fim do ano.

Recentemente, a Microsoft lançou o Xbox One S, versão mais fina e menor do console, no Brasil. Veja mais detalhes sobre a chegada da plataforma no país aqui.