Pedro Martins pega o celular. Entre as notificações, três indicam que amigos diferentes mandaram mensagens com um mesmo recado: “corre! O seu Xbox Series X está disponível para compra”. 

O estudante de engenharia de São Paulo abre a conversa mais recente, clica em um link enviado há 10 minutos e é redirecionado para o site de uma varejista brasileira. Quando o site abre, é tarde demais. Mesmo que tenha passado tão pouco tempo desde o aviso amigável, todas as unidades do videogame foram vendidas. 

Há mais de 7 meses, Pedro Martins e outros jogadores de todo o país simplesmente não conseguem garantir um Xbox Series X ou PlayStation 5 com o preço sugerido pela Microsoft e pela Sony. 

De acordo com informações extraídas do histórico de grupos que monitoram ofertas e promoções no Brasil, esses consoles já entraram e se esgotaram rapidamente nas principais lojas de varejo eletrônico pelo menos 75 vezes neste ano. 

De forma pragmática, é como se uma vez a cada três dias, uma loja recebesse e vendesse todo o seu estoque de um desses consoles quase sempre da mesma maneira: de forma rápida e que às vezes não dura mais do que 10 minutos, deixando vários compradores sem a chance de garantir o produto. 

O fato aponta para o abastecimento com poucas unidades frente à demanda de videogames que saem por preços sugeridos, por aqui, de R$ 4.199 para o PS5 Digital até R$ 4.599 para o Xbox Series X e R$ R$ 4.699 para o PS5 com leitor de Blu-ray. 

Consoles de nova geração estão em falta em todo mundo devido a uma crise política e de produção de semicondutores. Cada vez mais tecnologias dependem desses componentes, o que vem estressando uma produção ainda limitada e que recusa produtos fabricados na China. 

Em meio a faltas, encontrar um Series X tem se mostrado mais difícil que encontrar um PS5 no Brasil. A análise do histórico de anúncios revelou que o Series X é o videogame mais difícil de ser comprado por aqui. No geral, a Sony conseguiu trazer com mais agilidade modelos do PS5 ao país. O novo PlayStation foi posto à venda em 53 ocasiões diferentes em 2021, nas principais lojas de varejo eletrônico. 

Já o modelo mais parrudo do videogame da Microsoft foi posto à venda em 21 ocasiões diferentes no ano, duas vezes com menos regularidade do que apareceu o PS5 no varejo eletrônico.

Apesar de ser mais difícil encontrar um Series X, o modelo alternativo do console, o Series S apareceu regularmente durante todo o ano. A análise do histórico de anúncios aponta que, após o Series S, o PlayStation 5 com leitor de Blu-Ray é o console que surge com mais frequência. A dificuldade é encontrar o PS5 Digital e o Series X. O Novo Xbox, mais parrudo, chegou a ficar sem dar as caras no varejo eletrônico brasileiro em boa parte dos meses de abril e junho. 

Mas como aumentar as chances de garantir um produto tão escasso no mercado? Administrador do Promotec, rede que se dedica a divulgar promoções ligadas à comunidade de games, Allan Oliveira percebeu um padrão em anúncios que pode ajudar a entender o abastecimento. 

De acordo com Oliveira, estoques que aparecem na primeira quinzena do mês, tanto para PS5 como para Xbox Series X, duram três vezes mais tempo que anúncios que surgem no restante do mês. O cenário aponta, para o administrador, que os estoques do varejo são restabelecidos com mais volume uma vez, no início do mês. Na última quinzena, o mercado acaba regado por unidades remanescentes, devolvidas ou que não tiveram sua compra concluída. 

A gente consegue identificar que um carregamento grande chega no início de todos os meses, porque os anúncios duram, em média, de 30 minutos a uma hora. A mesma coisa não acontece na última quinzena de um mês, em que um anúncio encerra a venda em até 10 minutos”, relatou Allan. “Quem estiver querendo garantir o seu console, é importante ficar atento aos anúncios da primeira quinzena”, completou. 

O PromoTec possui uma rede de 30 grupos no WhatsApp dedicados a avisar consumidores de promoções de produtos ligados a games e tecnologias. Quando um console de nova geração aparece no mercado, uma mensagem é disparada para os grupos. Allan garante que a rede ajudou pelo menos 150 pessoas a comprarem um PS5 nos últimos meses.  

O grupo é apenas um dos que monitoram promoções no Brasil e podem auxiliar quem quer conquistar o seu videogame de nova geração. Esse tipo de iniciativa está também no Twitter, como os perfis do Promobit e HardMOB. Para ser avisado pelo WhatsApp e aumentar suas chances de conseguir um console de nova geração, o PromoTec lista todos os seus grupos com vagas na página do Facebook. 

Para entender como são abastecidos o mercado de consoles no Brasil e como facilitar a compra de um Xbox Series X e PS5 no Brasil, a reportagem questionou Microsoft, Sony e 9 das maiores redes de varejo eletrônico em atividade. 

De todas as redes varejistas procuradas pela reportagem, apenas a KaBuM respondeu às tentativas de contato da reportagem. Segundo a loja dos Ninjas, "A previsão mais recente passada, sobre a normalização, é no quarto trimestre do ano". Além disso, "o motivo está relacionado à ausência de componentes (semicondutores) no mercado, o que inviabiliza a produção em escala. Portanto, o envio é feito em pequenos lotes".

O The Enemy então mergulhou nos registros de venda de videogames no Brasil em 2021 para tentar desvendar a situação e chegou aos dados apresentados. 

Questionada sobre a disponibilidade de Series X e quando ela será normalizada, a Microsoft respondeu, em nota, que mal pode esperar para que fãs consigam experimentar a nova geração: 

Temos visto uma enorme demanda global de nossos fãs para a próxima geração do Xbox e estamos trabalhando incansavelmente com nossos parceiros de varejo para reabastecer o mais rápido possível. Mal podemos esperar que os fãs experimentem jogos no Xbox Series X e no Xbox Series S. Consulte os varejistas para obter mais detalhes sobre a disponibilidade específica de sua região”, declarou a empresa. 

A Sony alegou que não comenta informações de estoque. 

Em contato com o The Enemy, a Amazon disse que “todos os detalhes sobre consoles, incluindo o inventário disponível, estão na página do item assim que ele for adicionado”. “Não temos nenhuma outra atualização no momento”, declarou a assessoria da empresa por nota. 

As redes de varejo Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia e PontoFrio, além da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, se negaram a responder às questões sobre estoque enviadas pela reportagem.