Na última terça (4), a Microsoft revelou que a plataforma de streaming de games Project xCloud fará parte do Xbox Game Pass Ultimate a partir de 15 de setembro, e durante o evento Galaxy Unpacked desta quarta (5) anunciou uma parceria com a Samsung, incluindo o serviço de assinatura no pacote de compra do smartphone Galaxy Note 20.

No mesmo dia, a empresa norte-americana revelou que encerrou os testes do xCloud em dispositivos iOS, da Apple, e passará a se focar apenas em aparelhos do sistema operacional Android.

"Nosso período de prévia TestFlight do Project xCloud foi encerrado no iOS e estamos focados em trazer jogos em nuvem como parte do Xbox Game Pass Ultimate para consumidores de Android a partir de 15 de setembro", diz uma declaração da Microsoft para o site The Verge. "É nossa ambição expandir a escala de cloud gaming por meio do Xbox Game Pass disponível em todos os dispositivos."

Em fevereiro, o xCloud foi levado ao iOS em nível mais limitado, com apenas 10 mil testadores e apenas com a coletânea Halo: The Master Chief Collection. Na época, a Microsoft declarou que as limitações foram feitas devido às políticas da App Store.

Como especulado pelo The Verge, é possível que a suspensão de testes do xCloud de iOS seja pelas políticas de compras dentro de aplicativos da Apple, já que a Microsoft está evitando compras em app pela Google Play Store de Android, usando uma versão especial do Xbox Game Pass nos aparelhos da marca Samsung.

A este ponto, é difícil saber qual será o futuro - se é que haverá - do xCloud para iOS.