Uma das maiores críticas ao Xbox One neste ano é a oferta de jogos exclusivos para a plataforma, que seria inferior a dos concorrentes PlayStation 4 Nintendo SwitchShannon Loftis, executiva da Microsoft responsável pela publicação de jogos first-party, defendeu a oferta de títulos exclusivos do XOne, mas disse que "adoraria ter mais".

"Acho que nossa oferta é boa e sólida. Eu escuto que os jogadores querem mais. Se eu adoraria ter mais uma dúzia de exclusivos absolutos? Você pode apostar", afirmou Loftis ao GameSpot, adiantando que há mais por vir. "Nós temos mais jogos a caminho; eles estão sendo produzidos e não podemos falar agora. Mas estou com um bom sentimento para o que temos para oferecer no lançamento do Xbox One X."

O XOne X, versão mais poderosa do Xbox One, chega oficialmente nos Estados Unidos nesta terça-feira (7) - no Brasil, o aparelho chega em dezembro. Já no segundo semestre, a família Xbox One recebeu como títulos exclusivos Forza Motorsport 7Cuphead e terá Super Lucky's Tale a partir desta terça (7). Em dezembro, PlayerUnknown's Battlegrounds chega em 12 de dezembro, como exclusivo em consoles.

Vale lembrar que todos estes jogos também chegam ao PC, por meio do sistema Xbox Play Anywhere, que permite jogar em ambas as plataformas com apenas uma única compra. Na mesma entrevista, Loftis também defendeu a estratégia da empresa. "Não vejo como oferecer jogos em mais plataformas para mais jogadores é uma coisa ruim, particularmente em um cenário multiplayer", afirmou.

A seara de jogos exclusivos do Xbox One começou forte no início da vida do console, com títulos como Sunset Overdrive em 2014 e Halo 5 em 2015, mas a quantidade de títulos diminuiu. Alguns dos jogos esperados para este ano, como ScaleboundFable Legends, foram cancelados, enquanto Crackdown 3 - outro jogo com previsão de lançamento para este ano - foi adiado para 2018.