Durante o julgamento da Epic Games e da Apple, a diretora de desenvolvimento de negócios da Xbox Lori Wright comentou que a divisão de consoles do Xbox sempre deu prejuízo. Ela foi convidada como testemunha para o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, e em um determinado ponto do julgamento perguntaram a ela qual a margem de lucro que a Microsoft tem nos consoles. Ela respondeu: “não temos; nós vendemos os consoles com prejuízo”.

Segundo o The Verge (via Tecnoblog), durante o julgamento um advogado da Epic Games fez a seguinte pergunta: “A Microsoft alguma vez obteve lucro com a venda de um console Xbox?” Wright respondeu que não. Poucas horas após o julgamento a produtora enviou uma declaração ao The Verge, reiterando que a divisão de games é rentável, mesmo com prejuízo na venda de consoles.

A indústria de games é lucrativa e com bastante crescimento para a Microsoft. Os negócios envolvendo consoles são tradicionalmente um modelo de subsídio. Companhias de games vendem consoles com preços menores para atrair novos consumidores. Os lucros são gerados em vendas de jogos e serviços online de assinaturas”, explicou a Microsoft após o julgamento.

O modelo de negócio de consoles e das empresas venderem por preços abaixo do preço de custo sempre esteve presente em muito tempo, mas a tendência (como lembrado pelo The Verge) é que os preços dos componentes tenham redução de preço com o passar do tempo. “Tipicamente, a Microsoft e a Sony subsidiam o hardware no começo de cada geração”. E os preços menores (depois de algum tempo) também acabam chegando nos consumidores, com preços menores nos aparelhos.

O The Verge até questionou a Microsoft se eles já tiveram margem de lucro na venda de consoles, mas até o momento não retornaram com uma resposta.

Vale lembrar que já tem muitos anos que a Microsoft não revela a quantidade de vendas dos consoles Xbox, diferente da Sony e da Nintendo, que normalmente revelam a quantidade de tempos em tempos. Recentemente a Nintendo revelou que eles já tiveram até o final de março quase 85 milhões de unidades vendidas no Switch. Em agosto do ano passado o PS4 ultrapassou 112 milhões de unidades vendidas.

Outro detalhe citado na matéria é com relação a porcentagem de 30% que a Apple ganha em cima de cada transação. A Epic não está feliz com essa porcentagem para o Fortnite, mas a Apple começou a argumentar se a Epic deveria questionar isso também dos consoles. Isso resultou em horas de depoimentos se o iPhone é mais parecido com um PC ou um Xbox, e um debate a respeito das plataformas abertas contra as plataformas fechadas.

Recentemente a Microsoft aumentou a quantidade de lucro para os desenvolvedores e produtores na Xbox Store em agosto (nos PCs), aumentando para 88%. "Uma divisão de receita clara e sem compromisso significa que os desenvolvedores podem trazer mais jogos para mais pessoas e obter maior sucesso comercial ao fazê-lo", explicou na ocasião o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty. A mudança equipara o valor com a própria Epic Store, que já praticava essa margem para os jogos publicados. Apenas a Valve (do Steam) que mantém a divisão de 70% para a produtora e 30% para a Valve.

A Microsoft está cada vez mais focada no Xbox Game Pass e investindo em outras frentes, como o xCloud. O Game Pass é atraente por conta do preço baixo e da adição constante de muitos títulos. Em maio, por exemplo, terá FIFA 21, Red Dead Online, Psychonauts, Dragon Quest Builders 2 e mais títulos. Veja a lista completa aqui.

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