Como será jogar videogame na Coreia do Norte? É difícil responder a essa pergunta, já que estamos falando do país mais fechado do mundo na atualidade, mas sabemos que os norte-coreanos têm um "FIFA" pra chamar de seu: o game Soccer Fierce Battle.

Citando a agência de notícias estatal norte-coreana Arirang Meari, o The Korean Herald diz que o game é similar à franquia produzida pela Electronic Arts, tem gráficos em 3D e, por isso, têm ganhado popularidade no país.

Além dos gráficos, o jogo também "reflete tendências modernas de futebol", e tem como propósito "educar os jogadores por meio do uso de estratégias, técnicas e táticas realistas". A desenvolvedora é a Sujeongcheon Tech.

Ainda nas semelhanças com FIFA, o jogo também tem modos de campeonatos, como a UEFA Champions League e a Eurocopa, jogadores com atributos como velocidade, fôlego (stamina) e "temperamento", e modos de treino e melhores momentos.

De acordo com o veículo, o jogo está disponível para AndroidPC e aparelhos com o sensor de movimentos Kinect - o que inclui o próprio PC e a linha Xbox. Apesar de não ficar claro quais são estes aparelhos, só essa disponibilidade já é curiosa, pois a Coreia do Norte sofre embargo comercial das Nações Unidas e não pode importar bens de luxo.

Outra dúvida fica por conta da disponibilidade do jogo, já que esse tipo de tecnologia não está disponível para a maior parte da população, devido ao controle rígido do governo norte-coreano sobre o acesso a materiais de mídia e internet.

O mais surpreendente, entretanto, é saber que, segundo o Meari, Soccer Fierce Battle não é o único: em janeiro, o veículo afirmou que o país já lançou vários jogos em 3D, indicando um interesse do país pelo mercado de games.

Enquanto isso, no resto do mundo, FIFA 18 tem lançamento marcado para 29 de setembro nas plataformas PlayStation 4Xbox OnePCPlayStation 3Xbox 360 Nintendo Switch.