Um dos fatos mais curiosos sobre Xbox é que, mesmo mais uma década depois da propagação em massa dos controles sem fio na indústria de games, a Microsoft em geral adotam um modelo de uso de pilhas para seus periféricos.

Outras empresas da indústria, como a Nintendo e a Sony, enquanto isso, já utilizam baterias internas e recarregáveis há gerações em seus próprios controles.

A razão disso foi possivelmente revelada nesta segunda (5) quando, em uma entrevista ao site Stealth Optional (via VGC), um executivo da Duracell indicou que os controles de Xbox ainda tem entradas para pilhas por uma parceria entre as empresas.

"Sempre houve esta parceria entre a Duracell e Xbox", declarou o gerente de marketing da fabricante de baterias no Reino Unido, Luke Anderson. "É um acordo constante que a Duracell e a Microsoft estabeleceram."

"[O acordo é] para a empresa suprir os produtos de bateria para os consoles Xbox e também para as baterias dos controles. Por isso [o acordo] deve seguir por algum tempo", continuou. "Já tem se mantido por algum tempo e acho que deve ir por mais ainda."

Xbox Series X Controller
Xbox/Divulgação

O site MCV procurou a Microsoft para uma declaração, mas a companhia não entrou em detalhes sobre qualquer parceria com a Duracell, reforçando que o formato adotado para os controles de Xbox é pensado para escolhas do consumidor em mente, não necessariamente em acordos com outras fabricantes:

"Nós oferecemos intencionalmente escolhas a consumidores para soluções de suas baterias para nossos Xbox Wireless Controllers básicos", declarou um representante. "Isso inclui o uso de pilhas AA de qualquer marca, a Bateria Recarregável Xbox, soluções de carregamento de nossos parceiros, ou um cabo USB-C, que podem energizar o controle quando plugado ao console ou PC."

Sendo assim, é provável que os controles oficiais de Xbox ainda tenham entradas para pilhas por algum tempo - com exceções pontuais como o Elite Controller.