Desde 2013, a Microsoft teve que correr atrás para se manter competitiva nesta geração de games.

Após a recepção inicial tépida do Xbox One pelo grande público, a empresa passou os últimos anos retrabalhando sua percepção com o público, oferecendo desde novos modelos do console, como o Xbox One S e Xbox One X, até novos serviços como o Game Pass.

Ainda assim, uma constante fonte de críticas nos últimos anos tem sido a falta de exclusivos para a plataforma da Microsoft, especialmente em relação ao PS4 a partir de Bloodborne e o Nintendo Switch, que chegou com os dois pés na porta com The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey em seu primeiro ano.

E, embora a força de exclusivos do Xbox One seja discutível, levando em conta jogos como Sunset Overdrive e Quantum Break, é possível perceber que a Microsoft tem dependido muito dos pilares Halo, Gears of War e principalmente Forza para reforçar seu calendário.

As coisas, porém, podem mudar de figura em um futuro não muito distante.

Durante a conferência da E3 2018, o chefe da divisão Xbox Phil Spencer anunciou a aquisição de quatro estúdios: Playground Games (da série Forza Horizon), Undead Studios (da série State of Decay), Ninja Theory (de Hellblade: Senua's Sacrifice e DmC: Devil May Cry) e Compulsion Games (We Happy Few).

Não só isso, Spencer também revelou a formação de uma nova produtora, The Initiative, que será chefiada pelo antigo chefe de estúdio da Crystal Dynamics, Darrell Gallagher.

Estas produtoras já tem um histórico significativo com a Microsoft, em menor ou maior escala, e pode ajudar a diversificar seu atual catálogo de exclusivos, ajudando não só a empresa a ter produtos diferentes e mais chamativos, como também ajudar a montar uma nova identidade para a marca Xbox.

Há também a chance destes mesmos estúdios expandirem seus horizontes com novos gêneros, como supostamente está acontecendo com a Playground Games, que rumores apontam estar trabalhando em um novo jogo da série Fable.

Isto, combinado com as possibilidades da nova geração de Xbox já em desenvolvimento pela Microsoft - supostamente conhecido como Scarlet -, dão um novo vigor para a visão do público sobre a empresa.

Ainda assim, o caminho inicial não será fácil, já que o único grande exclusivo restante para 2018 pareça ser Forza Horizon 4, com Gears of War 5 e Halo Infinite com previsão para 2019 ou além.

De qualquer forma, a Microsoft parece ter procurado uma solução para seu problema. Agora é esperar para ver se ela dará frutos.