Nesta última quarta-feira, dia 20 de maio, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, publicou no blog oficial da Microsoft um texto se comprometendo a tornar a comunidade de jogadores de videogame mais segura, inclusiva e menos tóxica.

Phil primeiro detalha que acredita que games são para todo mundo, que não existe um grupo específico dono deste tipo de diversão, e que jogos eletrônicos devem promover segurança e proteger a todos.

"Caso você pense que gamers são predominantemente homens e especificamente adolescentes, pense de novo.

Somos uma grande comunidade de 2.6 bilhões de mães e pais jogando com crianças, aventureiros explorando mundos juntos, professores tornando matemática mais divertida, avós aprendendo sobre seus netos enquanto jogam e soldados se conectando com seus parentes.

A maioria dos gamers hoje em dia são adultos; quase metade são mulheres", comenta ele no post.

Falando de ações mais específicas relacionadas a Xbox, o executivo revela a criação de novos padrões de comunidade para Xbox (clique aqui para ver em detalhes) e uma página chamada 'Para Todos', onde é possível aprender como utilizar melhor os recursos de segurança disponíveis nos consoles e serviços Xbox.

Por fim, Phil promete também que até o fim de 2019 serão disponibilizados mais recursos para moderar o acesso a conteúdo na rede online Xbox Live.