Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox na Microsoft, não vê Sony ou Nintendo como grandes concorrências para os próximos anos. Devido ao atraso dessas empresas em serviços de nuvem, Spencer enxerga Google e Amazon como as rivais para o futuro.

"Quando se fala sobre Nintendo e Sony, nós temos uma tonelada de respeito por eles, mas vemos Amazon e Google como os principais competidores para o futuro", ele afirmou ao Protocol. "Isso não é um desrespeito à Nintendo ou Sony, mas as empresas tradicionais de games estão fora de posição, de certa forma".

"Acredito que eles possam tentar recriar o Azure [serviço de nuvem da Microsoft], mas nós investimos dezenas de bilhões de dólares na nuvem ao longo dos anos", ele completa.

A afirmação condiz com a tendência da Microsoft em envolver seus consumidores com uma rede de serviços, e não necessariamente focar em conteúdos exclusivos. Ao mesmo tempo, vale lembrar que a própria Sony já faz parceria com a Microsoft para poder utilizar o serviço do Azure.

Atualmente, a Amazon é uma das líderes nesse mercado, com o Amazon Web Services sendo bastante difundido entre a indústria de tecnologia. O Google está um pouco atrás, e definiu 2023 como a data limite para que o Google Cloud supere a Amazon e a Microsoft.