Em um conferência realizada em São Francisco na última quarta (5), o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, revelou seus planos e expectativas para o serviço Xbox Game Pass, indicando que ele pode chegar a plataformas que não são propriedade da Microsoft.

“Quando você pensa sobre alcançar um consumidor com este conteúdo, sendo que seu único dispositivo de computação pode ser um celular Android, você considera: ‘Quais são todas as formas que as pessoas pagam por conteúdo hoje em dia?’”, disse Spencer (via GameSpot). “Então nós precisamos garantir que seremos os melhores em conteúdo free-to-play, mas também estudamos assinaturas como uma barreira muito menor para um consumidor construir uma biblioteca de conteúdo.”

“Então criamos o Xbox Game Pass - começou no console, chegou ao PC, e em algum momento chegará a todos os dispositivos - e usamos a conexão que temos com os consumidores no Xbox para iniciar o crescimento do Xbox Game Pass”, continuou. “Mas como alguém que está tomando uma perspectiva a longo prazo de onde nosso negócio está indo, você deve olhar para aquilo como como um modelo que acreditamos cuja escala chega a bilhões de pessoas, não centenas de milhões como o varejo permite.”

A forma mais efetiva da Microsoft de expandir o Xbox Game Pass para outros dispositivos, neste momento, é pelo seu novo projeto de serviço de streaming, o xCloud.

Além disso, a declaração de Spencer parece não se limitar a apenas smartphones, o que indica que - ao menos em teoria - o executivo estaria disposto a trazer o Game Pass até para outros consoles, como plataformas da Nintendo e Sony.