Uma das grandes dúvidas após a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é o destino de Call of Duty, uma das maiores, mais reconhecidas e mais lucrativas franquias da indústria de games, nos consoles PlayStation.

Em 20 de fevereiro, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, publicou em suas redes sociais uma mensagem indicando que a série continuaria a ser distribuída nas plataformas da Sony, com a seguinte declaração:

"Tive boas conversas nesta semana com os líderes da Sony", escreveu. "Confirmei nossa intenção de honrar todos os acordos existentes conforme a aquisição da Activision e nosso desejo de manter Call of Duty em PlayStation. Sony é uma parte importante da nossa indústria, e valorizamos nosso relacionamento."

Agora, uma reportagem de Jason Schreier na Bloomberg deu mais detalhes sobre os "acordos existentes", com fontes indicando que pelo menos mais três games da franquia serão lançados para PlayStation, com base em negociações feitas pela Sony e Activision antes da aquisição.

"Por pelo menos os próximos dois anos, a Microsoft está comprometida a lançar Call of Duty no PlayStation, as [fontes] declararam", diz a reportagem. "Os planos são mais confusos para os jogos de Call of Duty mais para o futuro, disseram as pessoas familiares com o assunto."

De acordo com a matéria, nos próximos anos Call of Duty receberá mais dois títulos anuais, além de uma nova versão do popular battle royale gratuito Warzone, focado nas novas gerações de consoles.

Call of Duty Vanguard
Activision/Divulgação

Assim, é possível que a Microsoft deixe de publicar Call of Duty para PlayStation a partir de 2025, similar ao que foi decidido após a aquisição da Bethesda/ZeniMax Media, em que acordos firmados anteriormente — tal qual Deathloop e Ghostwire: Tokyo exclusivos para PS5 — foram mantidos, mas jogos futuros da empresa como Redfall e Starfield só serão lançados para plataformas Xbox.

Por outro lado, há o exemplo de Minecraft, cujo estúdio Mojang foi adquirido pela Microsoft em 2014, mas que continua a ser um título multiplataforma, vendido no PC, consoles e dispositivos mobile.