Após 32 anos dentro do sistema operacional, a Microsoft pode finalmente matar o aplicativo de “edição gráfica” – e criação de obras de arte de gosto duvidoso  Paint no Windows 10.

O fim do programa deverá chegar junto com a próxima atualização do sistema, apelidada de Windows 10 Fall Creators Update, que promete trazer uma série de novas funções ao sistema operacional, mas – para a tristeza de muitos – levar embora algumas outras.

Na lista de aplicações que devem ser varridas do sistema, o Paint consta como um dos candidatos a ser “descontinuado”, ao lado do Outlook Express, Reader e Reading List.

Lançado originalmente com o Windows 1.0, em 1985, o Paint foi um dos primeiro editores gráficos do mercado e se tornou uma das experiências mais características do sistema operacional da Microsoft – afinal, em uma época de conexão discada, muitas foram as crianças na década de 90 que apelaram para o Paint para passar o tempo desenhando enquanto a Internet não colaborava.

O começo do fim do Paint foi decretado em abril, quando a Microsoft lançou o Paint 3D juntamente com o Windows 10 Creators Update. Ainda que o app não seja propriamente uma nova versão do software, a ferramenta da modelagem em 2D e 3D traz algumas funções semelhantes ao programa original.

Apesar de estar com a corda no pescoço, ainda não há uma confirmação de quando o programa deverá desaparecer de nossas máquinas, uma vez que o Windows 10 Fall Creators Update ainda não tem data confirmada para sua implementação.