Lançada em janeiro de 2016 por Matt Salsamendi e James Boehm, a plataforma de streaming Mixer completa nesta quinta-feira (24) seu primeiro aniversário desde que foi rebatizado após sua aquisição pela Microsoft e receberá uma série de novas funcionalidades para marcar a data.

A primeira grande mudança é uma nova versão da interface do programa, que deverá ser redesenhada para melhora a interatividade de usuários com a plataforma e facilitar a busca por transmissões de seu interesse. A nova interface começa a ser liberada para usuários Pro do serviço a partir desta quinta e deve ser estendida à toda base ainda nos próximos meses.

A mudança também traz algumas novidades à área HypeZone, ferramenta que destaca os melhores momentos de diferentes streamers para usuários que querem pular diretamente para a ação.

Até agora, o recurso estava disponível apenas para os jogos PlayerUnknown's Battlegrounds e Fortnite, mas será ampliado para englobar também melhores momentos de Rainbow Six: Siege através de uma nova parceria com a Ubisoft.

O Mixer deve ainda ter suas capacidades de interatividade ampliadas através de novas ferramentas que serão entregues aos desenvolvedores, com o objetivo de criar “experiências de próxima geração” interativas que usem o stream como uma espécie de “tela de pintura” para interação entre os espectadores e o streamer.

Como indica Jenn McCoy, diretora de marketing da plataforma, a ideia do Mixer sempre foi “borrar a linha entre assistir à um stream e interagir com ele”, algo que será expandido a partir desta liberação de ferramentas novas aos desenvolvedores.

As novas possibilidades já são testadas pela plataforma há algum tempo através dos jogos MixPlay, como em um canal de Mini Golfe que reuniu 300 mil visualizações em semanas, em que espectadores podiam interagir com o vídeo, competindo entre si e modificando como seria o próximo buraco do jogo. Três novos jogos exclusivos do MixPlay também serão lançados nesta quinta, Earthfall, Next Up Hero and Late Shift.

Outra nova ferramenta de expansão de interatividade virá através de uma nova parceria com a desenvolvedora Hi-Rez Studios, que trará uma novo painel de informações em tempo real para espectadores que estiverem acompanhando jogos da Smite Pro League. O campeonato em PlayStation 4 também terá transmissão exclusiva pela plataforma.

Por fim, para estimular a vinda de novos usuários para o serviço, a Microsoft expandirá o programa Direct Purchase, anunciado em janeiro deste ano. Através da ferramenta, streamers podem linkar a venda de jogos que estão transmitindo ao vivo através da loja da Microsoft diretamente pelo Mixer, incentivando a aquisição do jogo por usuários acompanhando o conteúdo.

A partir de agora, a primeira compra feita por um usuário através do Direct de US$ 9.99 ou mais terá o valor de cinco dólares revertido diretamente à conta da Microsoft do usuário para futuras compras. O valor das compras compartilhadas com streamers, que era de apenas 5%, também será expandido para 10% a partir de agora.