Age of Empires: Definitive Edition, remasterização do primeiro jogo da franquia de estratégia em tempo real, não chegará ao Steam, uma das plataformas mais populares do mundo para a distribuição de jogos.

Em entrevista ao GameStar, Jorg Neumann, diretor de produção da Microsoft, confirmou que o jogo será distribuído exclusivamente através da Windows Store quando chegar ao PC.

Segundo Neumann, a decisão tem relação com o desejo da empresa de concentrar elementos multiplayer na plataforma Xbox Live – o que dividiria o jogo em duas versões incompatíveis se ele fosse lançado para o Steam, uma vez que a plataforma na Valve não se conecta à Xbox Live.

"Há certas coisas que são importantes para nós e, em jogos multiplayer, queremos garantir que nossos fãs possam jogar juntos, o que não funciona se uma pessoa adquire o jogo em uma loja e outra em outra loja", comentou Neumann. "Somos totalmente contra isso, e nossa única maneira de garantir que isso funcione é através da Xbox Live".

Ainda segundo o executivo, uma alternativa será a Valve permitir a conexão entre o serviço Xbox Live e o Steam no futuro, o que poderia abrir a possibilidade do jogo ser vendido da plataforma e se conectar com o ambiente da Microsoft.

Anunciado durante a E3 2017, Age of Empires: Definitive Edition será exclusivo para PCs com Windows 10 e chega no dia 20 de fevereiro.