Versão simplificada do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10 S causou alguma confusão entre usuários sobre como exatamente seria implementado em novas máquinas.

Para esclarecer a questão, Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da empresa, foi até o blog oficial da companhia para explicar como exatamente o sistema chegará ao mercado.

Segundo o executivo, a Microsoft criará um novo "Modo S" para cada uma das versões disponíveis do Windows 10 – Home, Pro e Enterprise.

Como esperado, a o Windows 10 no Modo S promete mais segurança, inicialização mais rápida, menor consumo de bateria e performance mais consistente com o passar do tempo. Em troca, usuários com o sistema ficam limitados a instalar apenas aplicações que estejam presentes na Windows Store.

Segundo Belfiore, a boa notícia é que usuários poderão fazer o upgrade do Modo S de seu Windows 10 para a versão tradicional do sistema gratuitamente – e não mediante o pagamento de uma taxa de upgrade, como sugerido anteriormente.

"Esperamos que esta nova abordagem simplifique e permita que mais clientes comecem a usar o Windows no Modo S: uma experiência familiar e produtiva do Windows que é simplificada para segurança e desempenho em todas as nossas edições", afirmou o executivo.