A Microsoft confirmou  nesta segunda-feira (04) a aquisição do GitHub, plataforma de colaboração e compartilhamento de código aberto e proprietário. A aquisição foi confirmada em US$ 7,5 bilhões em ações da companhia e deve ser fechada até o final deste ano.

A plataforma contém atualmente mais de 85 milhões de repositórios e é uma das alternativas mais populares para upload de projetos, documentação e código – usada por empresas como Google, Apple, Amazon e pela própria Microsoft, que é a maior contribuidora de código da plataforma atualmente.

O serviço será liderado por Nat Friedman, fundador da Xamarin. Chris Wanstrath, atual CEO do GitHub, continuará na Microsoft como consultor técnico.

Ao TechCruch, um porta-voz da Microsoft afirmou que o GitHub continuará operando de forma independente e fornecendo "uma plataforma aberta para desenvolvedores de todas indústrias".

"A Microsoft é uma empresa com desenvolvedores em primeiro lugar e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos desenvolvedores", afrimou Satya Nadella, CEO da Microsoft. "Reconhecemos a responsabilidade da comunidade que assumimos com este acordo e faremos o nosso melhor para capacitar cada desenvolvedor a construir, inovar e resolver os desafios mais prementes do mundo".