Planos de levar o sistema operacional Windows 10 para dispositivos com processadores de arquitetura ARM circulam pela Microsoft há mais de um ano, mas só agora nós finalmente temos mais informações sobre quando estas máquinas devem ser apresentadas oficialmente.

Durante a conferência 4G/5G Summit, que acontece em Hong Kong, Don McGuire, vice presidente de produtos da Qualcomm, afirmou que a empresa deve cumprir com o prazo inicial estipulado para o projeto, o que significa que os primeiros anúncios devem acontecer em dezembro.

"Acredito que cumpriremos com essa expectativa. Vocês ouvirão mais nas próximas semanas em relação a isso”, comentou (via Trusted Reviews).

De acordo com um representante da Microsoft, a companhia já está testando “centenas” de dispositivos deste tipo.

Anunciados em dezembro do ano passado, os equipamentos oferecerão a mesma experiência conhecida do Windows 10, mas usarão um sistema de emulação para rodar o processador Snapdragon 835. Por enquanto, HP, Lenovo e Asus serão os primeiros fabricantes com dispositivos do tipo no mercado.

Segundo as duas companhias, uma das principais vantagens do sistema é o prolongamento da vida útil da bateria dos dispositivos, que podem ser carregados a cada dois dias sem preocupação. "Sendo honesto, isso realmente ficou além das nossas expectativas", comentou Pete Bernard, gerente do programa de parcerias da Microsoft.