A nova prévia da próxima atualização do Windows 10 revela que a Microsoft também está preocupada com os recentes ataques de ransomware que têm afetado a plataforma.

Embarcada nas próximas versões que chegarão aos membros do programa Insiders do sistema operacional (Build 16232 para PCs e Build 15228 para dispositivos móveis), há uma nova funcionalidade apelidada de “pastas controladas”, um ambiente protegido dentro do Windows 10 que promete impedir que arquivos maliciosos afetem arquivos e documentos guardados no seu interior.

Segundo a Microsoft, sempre que uma aplicação em lista negra ou malware tentar modificar alguns dos arquivos guardados na pasta controlada, o usuário receberá uma notificação dizendo que algo está errado. Para ativar a função, será preciso acessar a central de controle do Windows Defender.

A partir da atualização, as pastas nativas Documentos, Fotos, Filmes e Desktop do Windows 10 serão automaticamente protegidas pela função, mas o usuário poderá adicionar a proteção à mais pastas.