Warner Bros. Games.

Mortal Kombat: O ninja mais subestimado

Por Diego Lima

Quando os primeiros rumores sobre a existência de Ermac surgiram, lá no início dos anos 1990, o personagem não havia sido criado.

Midway.

Somente em Ultimate Mortal Kombat 3, de 1995, o ninja de roupa vermelha se tornou, de fato, um lutador jogável.

Midway.

Ermac não é, exatamente, uma pessoa. Ele é composto pelas almas de diferentes guerreiros que morreram e foram reaproveitados por Shao Kahn na criação de uma poderosa entidade: Ermac.

Warner Bros. Games.

Então, Ermac é uma criatura bem peculiar no universo de Mortal Kombat, já que se trata de um corpo físico habitado por legiões de almas.

Warner Bros. Games.

Na linha do tempo original, Ermac era um amontoado de almas de antigos guerreiros de Outworld. Depois do primeiro reboot, Ermac se tornou um amontoado de almas dos guerreiros de Edenia.

Midway.

Seja o contexto qual for, é fato que Ermac sempre será habitado por legiões de almas. Então, o conhecimento desse personagem a respeito da história do universo de Mortal Kombat pode ser ilimitado.

Warner Bros. Games.

Além disso, diferentes existências contidas em um receptáculo podem levar Ermac à loucura. O impacto da existência de Ermac na história de Mortal Kombat poderia ser muito maior do que costuma ser.

Warner Bros. Games.

O mais comum é que Ermac seja tratado como um minion de luxo. Ou seja, um servo dos vilões principais que é particularmente poderoso, sim, mas sempre acaba sendo derrotado com relativa facilidade.

Warner Bros. Games.

Agora, se a quantidade de almas que forma esse guerreiro fosse levada mais a sério na mitologia da franquia, ele teria potencial para estar entre os personagens mais importantes do enredo.

Warner Bros. Games.

Simplesmente, não há limite para o que Ermac pode saber ou fazer, desde que haja ordem entre as almas que o ocupam — e essa condição em si já traz uma camada de complexidade ao personagem que é única.

Midway.

Talvez o jogo que mais tenha se aproveitado de maneira adequada da existência de Ermac seja Mortal Kombat 9. O final não canônico dele trouxe um desenvolvimento interessante para a questão das almas.

Warner Bros. Games.

No caso, uma das almas que habitavam o guerreiro vermelho seria a de Jerrod, pai de Kitana. Dentro de Ermac, Jerrod se torna um líder e ele passa a servir Edenia por meio do ninja.

Warner Bros. Games.

Não é um final canônico, mas é o tipo de desenvolvimento que Ermac merece na história oficial. Bom, quem sabe um dia, né?

Warner Bros. Games.

Para mais sobre Mortal Kombat, confira esta lista com personagens da série que nunca foram jogáveis.
Saiba mais

Warner Bros. Games.