Relembre apps e jogos que já foram banidos no Brasil
Por Felipe Vinha
X/Twitter
Na última semana de agosto do X/Twitter teve seu funcionamento suspenso no Brasil. A decisão partiu do STF, que determinou que a rede social anunciasse um representante legal em território brasileiro, o que a lei nacional demanda. O pedido não foi cumprido. Relembre outros casos de jogos e aplicativos que já tiveram o acesso revogado por aqui!
Reprodução
bully
Bully, da Rockstar Games, foi suspenso no Brasil em 2008. Na época, o Ministério Público do Rio Grande Sul, determinou o banimento do jogo por "incitar a violência a professores, humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes". O jogo voltou a ser comercializado por aqui em 2016.
Divulgação/Rockstar
Whatsapp
O WhatsApp foi bloqueado no Brasil por, pelo menos, quatro vezes. Duas em 2015 e duas em 2016. Em todas as ocasiões o bloqueio foi motivado pela recusa da Meta em colaborar com investigações criminais locais.
Divulgação/Meta
counter-strike
Counter-Strike teve sua venda proibida no Brasil em 2008. Na época uma decisão judicial removeu o jogo das lojas em todo o Brasil por ser considerado "nocivo à saúde do consumidor" e por permitir que jogadores "virem bandidos".
Divulgação/Valve
everquest
Curiosamente, a mesma decisão judicial de 2008 que suspendeu Counter-Strike afetou também o MMORPG Everquest, um dos clássicos gênero. A decisão foi, no mínimo, inusitada, pois Everquest nunca foi um hit tão grande quanto CS no Brasil.
Reprodução
Youtube
Em 2007 foi a vez do YouTube. A rede de vídeos foi bloqueada após um vídeo íntimo da modelo Daniella Cicarelli ser publicado na plataforma. Ela processou o site e este ficou fora do ar até que o pedido fosse atendido.
Reprodução
carmageddon
O clássico jogo Carmageddon também chegou a ser proibido no Brasil pelo Ministério da Justiça. O jogo consistia em atropelar pessoas para ganhar pontos e este foi um dos principais motivos.
Reprodução
GTA 4
GTA 4 não foi proibido no Brasil, mas foi afetado por um banimento temporário por conta de sua DLC "The Ballad of Gay Tony". O conteúdo apresentava a música "Bota o dedinho pro alto" e, supostamente, a Rockstar não pegou direitos autorais pela canção. Curiosidade extra: o cantor da música tinha apenas 8 anos de idade, Mc Miltinho. A situação foi regularizada em pouco tempo.
Divulgação/Rockstar
telegram
Por fim, o Telegram foi bloqueado por aqui em dois momentos: em 2022 e 2023. Os motivos foram os mesmos: recusa em divulgar informações de usuários e comunidades criminosas no app para autoridades nacionais. Em 2022 a decisão também envolveu a falta de um representante legal no Brasil.