Team Cherry

7 metroidvania imprescindíveis

Por Helena Nogueira

Metroidvania, um dos gêneros mais clássicos dos games, ganhou nova popularidade na década de 2010 com a ascensão dos indies. Desde então, tornou-se mais comum ver ótimos jogos do estilo – alguns conquistando o lugar ao lado de clássicos aclamados. 

Nintendo

Nesta lista, o The Enemy elenca sete jogos metroidvania 2D que são imprescindíveis para quem gosta do desafio e exploração oferecidos pelo gênero, dos clássicos aos sucessos modernos. 

Konami

super metroid

Indiscutivelmente um dos pilares dos games, Super Metroid estabeleceu os principais elementos de metroidvania usados até hoje. Lançado em 1994, o jogo é lembrado por seu level design, construído de forma que o jogador tenha o constante sentimento de descoberta – mesmo ao retornar aos espaços que já visitou. 

Nintendo

castlevania:
symphony of the night

Entrada definitiva da segunda “mãe” do gênero, Symphony of the Night é um dos principais destaques da biblioteca do PS1. O jogo não apenas lapidou os elementos metroidvania apresentados nos jogos anteriores, como encantou com ambientação elegante, trilha sonora brilhante e história surpreendente. 

Konami

hollow knight

Sem dúvidas, um dos grandes expoentes do gênero metroidvania – e, hoje, o exemplo mais popular do gênero. Lançado em 2017, o game da Team Cherry foi um sucesso arrebatador devido ao gameplay desafiador, estilo artístico carismático e mapas labirinticos. Não a toda, aguardamos ansiosos pela sequência, Silksong. 

Team Cherry

blasphemous

Envelopado por estética gótica em pixel art deslumbrante, Blasphemous é um dos melhores metroidvanias recentes. Além das engenhosas aplicações de plataforma, o jogo se destaca, em especial, pelo combate com forte inspiração em soulslike, que adiciona desafio e maturidade ao gênero. 

The Game Kitchen

ori and the will
of the wisps

Encantador e inteligente, Ori eleva a exploração em plataforma a níveis bastante satisfatórios, sendo essencial para fãs de metroidvania. A fórmula apresentada Will of the Wisps é um aprimoramento do que foi introduzido em Blind Forest e, por isso, recomendamos os dois jogos.

Moon Studios/Microsoft

dead cells

Um dos metroidvanias mais populares dos últimos anos, Dead Cells coloca as habilidades do jogador à prova com desafios engenhosos de plataforma e batalhas nada menos que intensas. Recentemente, o jogo recebeu a elogiada expansão de Return to Castlevania, que satisfez com sobra os fãs que há anos esperam que a Konami lance mais jogos da franquia. 

Motion-Twin

axiom verge

Com forte inspiração em Metroid, Axiom Verge é uma brilhante aventura envelopada em gráficos retrô e ambientação de ficção científica. Além da temática, o jogo da Thomas Happ Games recorre ao formato dos clássicos para entregar mapas labirínticos que recompensam a exploração atenta. 

Thomas Happ Games

Aceita mais metroidvania? Viaje no tempo e relembre o legado de Super Metroid, o grande responsável pelo gênero:
recordar é viver

Nintendo