Os primeiros jogos eliminatórios das finais do VALORANT Challengers Brazil aconteceram neste domingo. Em uma das melhores séries do VCB, a Havan Liberty bateu a SLICK, que deu adeus ao sonho do Masters na Islândia. Em seguida, a Ingaming foi resiliente e mostrou maestria ao eliminar a paiN Gaming em uma série que durou três mapas. 

Com as vitórias, Havan e Ingaming seguem na briga pelas duas vagas no Masters, mas ainda com o alerta ligado, já que estão na chave dos perdedores e não podem perder mais nenhuma partida. As duas equipes voltam a jogar na sexta-feira, contra os perdedores dos confrontos entre Gamelanders vs Sharks e FURIA vs VKS

VALORANT Challengers Finals - Brasil
SLICK 0-2 Havan Liberty
Mapas: Icebox (HL) e Haven (SLK)

Até então, um dos melhores jogos que aconteceu em território nacional. Havan e SLICK protagonizaram uma Icebox recheada de highlights e a bala predominou do início ao fim. DiMAS (Killjoy) e heat (Jett) foram os principais nomes de uma primeira metade disputada ponto a ponto nos dez primeiros rounds. A partir do 5-5, o time de Brusque saiu na frente com shion (Reyna) fazendo um 5k que abriu espaço para o 7-5 no final da metade. 

Era esperado uma SLICK mais confortável no ataque, mas apesar dos bons momentos, os pequenos vacilos falaram mais alto e abriram espaço para uma vitória da Havan. Assim como na primeira, a segunda metade começou muito disputada, mas o jogo logo ficou desbalanceado quando heat e shion começaram a brilhar. Somando 55 abates no final de partida, com direito a outro 5k do shion, a dupla liderou a Havan Liberty na vitória por 13-10.

O jogo na Haven foi decidido no ataque. A SLICK começou atacando e praticamente não deixou o adversário jogar. Os únicos rounds favoráveis para a Havan Liberty saíram a partir de jogadas do liazzi (Raze), que tentou ao máximo equilibrar o placar, mas viu sua equipe sair atrás no 9-3. No início da segunda metade, heat (Jett) fez 5k no pistol, mas a SLICK seguiu dominante até o 11-4. 

Do jeito que a partida estava, era difícil acreditar na virada, mas a Havan foi atrás do resultado. Os cinco jogadores estavam na mesma página e os avanços, principalmente em direção a A, começaram a encaixar em sequência. Após o 11-8, aspas (Reyna) encaixou um round sensacional para a SLICK, mas nem isso foi capaz de parar o ímpeto da Havan, que seguiu forte até a prorrogação. 

No primeiro round fora do tempo regular, heat bateu aspas no x1 de prodígios e puxou o match point da Havan, que confirmou o 14-12 com um ataque extremamente veloz no round seguinte.

paiN Gaming 1-2 Ingaming
Mapas: Split (paiN), Haven (ING) e Bind (Desempate)

As estatísticas de ataque na Split aumentaram após o primeiro mapa entre paiN e Ingaming. Os Tradicionais começaram atacando e saíram à frente, chegando a abrir 7-0 no placar, que terminou 9-3. A recuperação da Ingaming foi pontual e com a dupla magic (Jett) e ceegu1N (Omen) encaixando boas jogadas, a retomada aconteceu. Do outro lado, os únicos rounds proativos da paiN saíram das mãos de pepA (Omen), que garantiu, no detalhe, a sobrevivência da sua equipe na partida. A Ingaming ficou a um ponto de vencer o jogo no 12-11, mas a paiN não hesitou em levar o mapa até a prorrogação, onde retomou o controle da partida e afundou o sonho da ING no 14-12.

Do mesmo jeito que a paiN na Split, a Ingaming controlou do início ao fim a primeira metade na Haven. Defendendo, a paiN não conseguia segurar os avanços do time adversário, que na maioria dos rounds anulou completamente a chance de retake dos Tradicionais, sempre travados na mira de magic (Killjoy), um dos grandes nomes do 9-3 da Ingaming. Mesmo esboçando uma recuperação, principalmente com as boas aparições de ryotzz (Killjoy), a paiN Gaming não conseguiu parar a Ingaming, que no final de jogo se favoreceu muito do crescimento de CTC (Sova) para garantir o 13-7.

Bind foi palco de uma vitória insana da Ingaming, que teve dificuldades para ampliar o placar na primeira metade, mas dominou por completo após a mudança de lado. Defendendo, a Ingaming segurou bem a maioria dos avanços da paiN e saiu à frente no 7-5. Os rounds que a paiN venceu atacando foram no sufoco, e isso ficou claro na hora que os Tradicionais foram para a defesa. Sem murizzz (Raze), que não encaixou de jeito nenhum, a paiN não teve reação na segunda metade e a Ingaming atropelou os Tradicionais, derrotados no 13-5.

As finais do VCB continuam na quinta-feira (6), quando serão definidos os dois primeiros times que brigarão por uma vaga no Masters. Veja os confrontos:

  • 13h - Gamelanders vs Sharks (Md3)
  • A seguir - FURIA vs Team Vikings (Md3)