Começou nesta quinta-feira a última semana das finais do VALORANT Challengers Brasil. A tarde começou com uma série insana disputada entre Sharks e Gamelanders. No final, a Sharks levou a melhor no 2-1 e seguiu na chave dos vencedores. No último jogo, a FURIA entrou apática e a Team Vikings passou o carro no 2-0.

Nesta sexta, os vencedores brigam pela primeira vaga no Masters Reykjavík, primeiro grande campeonato internacional de VALORANT. Os perdedores caíram para a Lower Bracket, onde brigarão contra Havan Liberty e Ingaming pela permanência no campeonato.

Relembre os jogos de hoje:

VALORANT Challengers Finals - Brasil
Gamelanders 1-2 Sharks
Mapas: Haven (Sharks), Icebox (GL) e Ascent (Desempate)
MVP: fra

A Sharks tem uma Haven muito forte, a Gamelanders pagou para ver e saiu derrotada no primeiro mapa. Durante todo o jogo, a movimentação foi o grande diferencial da Sharks, que entendeu rapidamente a proposta trazida pelo time de mwzera (Raze), que não teve espaço para brilhar no confronto. Na primeira metade, a Sharks começou defendendo e optou por trabalhar no retake, muito bem executado na maior parte do tempo. Apesar dos tropeços, a GL conseguiu encaixar um ponto ou outro e se manteve no placar, que terminou 7-5 para os Tubarões. Indo para o ataque, a Sharks não tirou o pé do acelerador e seguiu pontuando. No primeiro armado da segunda metade, mwzera trouxe o sexto ponto, mas a Gamelanders não voltou a pontuar. Na melhor chance, gaabxx (Jett) de um baile no Jonn e puxou o match point, logo confirmado no 13-6. 

Icebox deu a lógica. É um mapa onde a Sharks, apesar de boas performances, não consegue fechar a partida, e a Gamelanders abusou bastante disso no final do jogo. Os Tubarões mandaram bem na primeira metade e repetiram o 7-5 da Haven com ainda mais propriedade. Com a movimentação, o tático e principalmente a mira em dia, eles conseguiram se sobressair no início da segunda metade, mas o ataque da GL cresceu absurdos quando o Jonn começou a encaixar. Quando tomou à frente no 10-9, a Gamelanders deixou o jogo escapar, mas mwzera (Raze) puxou a responsabilidade e desestabilizou a Sharks com um 4k que encaminhou o 12-10. A Sharks foi buscar o empate, mas travou no décimo primeiro ponto, 13-11 para a GL. 

Ascent foi mais um mapa de fortes emoções, mas não na primeira metade. Com Nyang de Asta e Jonn de Sage, a defesa da Gamelanders encaixou muito bem na primeira metade e os únicos bons lances da Sharks partiram de fra (Killjoy), principal responsável pelos únicos três pontos atacantes da sua equipe. Os lados mudaram, e o jogo ficou bom para a Sharks, que também soube abusar da vantagem defensiva do mapa. Com quatro rodadas em sequência, os Tubarões forçaram a Gamelanders a pausar o confronto. Como de praxe, o ponto após a pausa aconteceu, mas foi o último de mwzera (Raze). A Jett de gaabxx voltou a pontuar para a Sharks, que a partir daí sentiu ainda mais os benefícios da liderança de fra. Denaro (Sova) também começou a gostar da partida e deixou sua assinatura em um dos rounds cruciais para o desfecho do mapa no 13-10. 

FURIA 0-2 Team Vikings
Mapas: Bind (VKS) e Ascent (FURIA)
MVP: frz

Na Bind, a defesa da FURIA funcionou bem nas primeiras rodadas, mas logo o coletivo da Vikings se sobressaiu. Os ataques começaram a encaixar e o placar logo se distanciou, virando no 8-4 - reflexo de muitos vacilos dos Panteras, que até mesmo quando tinham a vantagem na rodada, tropeçavam e entregavam de bandeja nas mãos do adversário. Na segunda metade, mais do mesmo. A FURIA não se encontrou no ataque e a VKS seguiu bem coletivo e taticamente na vitória por 13-7. 

As duas equipes entraram invictas na Ascent, mas quem sustentou a invencibilidade foi a Vikings, que não deu nem espaço para a FURIA jogar. Os Panteras não pareceram confortáveis, principalmente no ataque, praticamente invalidado pela VKS na primeira metade. Indo para a defesa, a missão da FURIA era muito difícil, e ficou ainda mais quando a VKS rapidamente buscou o 12-2. Na rodada decisiva, a Vikings começou atrás, mas trabalhou bem uma entrada na B, que terminou no 1x1 entre qck (Raze) e frz (Phoenix), autor do último abate que concretizou o 13-2.  

As finais do VCB continuam nesta sexta-feira. Sharks e VKS disputam a primeira vaga no Masters Reykjavík, enquanto os times da chave dos perdedores brigam pela vida na competição. Veja o calendário:

  • 13h - Sharks vs Team Vikings (Md3)
  • A seguir - Gamelanders vs Havan Liberty (Md3)
  • A seguir - FURIA vs Ingaming (Md3)