O primeiro campeonato mundial universitário de VALORANT é anunciado pela Red Bull e é claro que o Brasil não ficaria de fora. 

Estudantes de cursos de graduação de todo o país que estejam com a matrícula regularizada e forem maiores de 18 anos podem se inscrever no Red Bull Campus Clutch a partir de quinta-feira, através do site oficial do campeonato. A competição será disputada por 50 países e distribuirá uma premiação total de 20 mil euros (R$ 132 mil).

Além do valor em dinheiro, os vencedores terão o privilégio de acompanhar de perto o VALORANT Masters, primeiro campeonato internacional da modalidade e parte do circuito Champions Tour, que acontecerá em Reykjavík, capital da Islândia, em maio.

Para os estudantes que têm vontade de competir, mas não possuem um time, foi desenvolvido um BOT exclusivo para o Discord da competição. O competidor deve acessar o servidor do Red Bull Campus Clutch e procurar pelo canal “Monte Seu Squad”. Ao responder algumas perguntas, o BOT fará o match ideal a partir de alguns critérios e, na sequência, uma sala privada será gerada no Discord. No final, os cinco jogadores poderão testar suas habilidades e descobrir se funcionam juntos, a fim de começar os treinos e então partir para o vamos ver. 

Formato do campeonato

Em seu primeiro ano, o Red Bull Campus Clutch contará com quatro fases, começando nas classificatórias nacionais, que acontecem no dia 16 de abril. Serão 80 times brigando por 16 vagas em uma disputa no formato Md1 com dupla eliminação. Os 16 melhores avançam para as eliminatórias, que acontecem nos dias 17 e 18 de abril. 

Os três melhores, sendo dois da chave dos vencedores e um da chave dos perdedores, avançam para as eliminatórias e se enfrentam no formato Md3 nas semifinais, no dia 15 de maio. Os dois melhores brigam pelo título na final nacional no dia 16 de maio.

A final mundial, reunindo os 50 campeões nacionais, não tem data para acontecer, mas está prevista para os meses de junho e julho.

Nicolino, narrador dos campeonatos oficiais da VALORANT no Brasil, acredita que competições como o Red Bull Campus Clutch são o ponto de partida para os amadores que desejam ingressar no cenário competitivo como profissional: “A pessoa pode se arriscar um pouco mais, se dedicar e ver se é mesmo seu sonho seguir essa trajetória. Tem muita gente com essa vontade. O interessante dessa competição é que ao mesmo tempo que participa e tem uma experiência de transmissão nacional, o jogador pode continuar se dedicando aos seus estudos”, afirma o narrador.