O roteiro têm ficado cada vez mais corriqueiro: o protagonista envelhece, tem um filho e o jogo mostra sua relação com ele - vide God of WarGears of War 4. Mas onde estão as mães dos jogos? Por quê as protagonistas femininas nunca envelhecem? Essa é a questão levantada por Rhianna Pratchett, a roteirista do reboot de Tomb Raider.

Em entrevista ao GameSpot, Pratchett, que ganhou fama ao humanizar Lara Croft para além dos estereótipos de uma heroína sexualizada dos anos 1990, batizou a tendência de jogos como o novo God of War como a 'paificação' dos jogos. "Quando os desenvolvedores têm filhos, eles começam a pensar mais sobre o mundo seu lugar nele. Há pouquíssimas histórias sobre mães. Nos jogos - e também no cinema e na TV -, as mães costumam estar ausentes ou mortas", critica.

Na entrevista, Pratchett também levantou a ideia de um jogo no qual Lara Croft é mãe. "Isso poderia ser um caminho interessante a explorar", completa.

Para a roteirista, os jogos precisam de protagonistas femininas mais velhas. "Quase sempre os homens podem envelhecer nos seus jogos. Pense em (Solid) Snake ou Sam Fisher. Eles podem aparecer velhos e de cabelos grisalhos. As mulheres não podem envelhecer", reclama. 

Rhianna Pratchett

Rhianna Pratchett quer ver uma Lara Croft mãe no próximo Tomb Raider: "Poderia ser um caminho interessante a explorar"

YouTube/Reprodução

"Seria interessante ver (uma Lara mais velha), pois ela é uma das heroínas mais lôngevas da história dos games. Seria interessante ver sua evolução, como uma arqueóloga experiente, com as marcas do tempo. Eu gostaria de ver isso. Gostaria de ver como uma personagem equilibra sua vida como mãe e heroína", complementa Pratchett.

Por enquanto, este não é o futuro de Lara Croft. Shadow of The Tomb Raider, próximo jogo da franquia, traz a exploradora ainda na juventude, completando sua trilogia de origem. O jogo sai em 14 de setembro para PlayStation 4Xbox OnePC.