Uma semana após diversos vídeos de The Last of Us Part II serem vazados na internet, mostrando spoilers e pontos importantes da narrativa, fontes do jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, indicam que o responsável foi um hacker que invadiu os servidores da produtora Naughty Dog.

"OK: Após falar com duas pessoas com conhecimento direto sobre como TLOU2 vazou, assim como alguns funcionários da Naughty Dog, eu tenho uma boa ideia do que aconteceu", escreveu em seu Twitter. "Versão resumida: hackers encontraram uma vulnerabilidade de segurança em um patch de um jogo antigo da ND e a usaram para ganhar acesso aos servidores."

Schreier também indicou que os rumores de que os vazamentos tivessem sido feitos por empregados descontentes não são verdade.

"Acredito que as imagens que vazaram são de desenvolvedores jogando uma build antiga (eu não assisti). Mais importante, rumores de que isso tenha sido um ato de protesto por um prestador de serviço que foi roubado de seu pagamento não são verdade. (ND na verdade estendeu pagamento e benefícios de plano de saúde para prestadores graças ao covid)"

Horas antes, o usuário de Twitter PixelButts já havia dado uma explicação mais técnica sobre o possível método de invasão aos servidores da Naughty Dog, indicando que a utilização de chaves de acesso e identificações de um jogo antigo da empresa (possivelmente o primeiro The Last of Us) para subir arquivos ao servidor pode ter exposto os vídeos e informações para o vazamento.

Na thread, ele também indica que, até onde se sabe, é provável que um funcionário ou prestador de serviços da desenvolvedora não esteja necessariamente envolvido com o vazamento dos vídeos.

"Qual o ponto que quero chegar?", escreveu. "O ponto: há bastante espaço para argumentar que um funcionário da ND esteja envolvido, mas pela evidência (que eu enviei para a ND em fevereiro) sustenta-se que uma vulnerabilidade nos servidores deles foi explorada. Não um funcionário insatisfeito."

A Sony, por sua vez, declarou anteriormente que os vazamentos não partiram de membros da Sony Interactive Entertainment ou da Naughty Dog.

The Last of Us Parte II sai em 19 de junho para o PlayStation 4.

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Naughty Dog

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    PlayStation 4