De acordo com a firma Roundhill Investments, focada em jogos e esports, o YouTube arrecadou US$ 15,1 bilhões em publicidade só em 2019.

Esta é a primeira vez que o Google divulga dados publicamente sobre o arrecadamento da plataforma de vídeo, adquirida pela empresa em 2006 por US$ 1,65 bilhão.

A arrecadação do YouTube em 2019 representa 10% de toda a arrecadação do Google como um todo. Além disso, os ganhos foram 36,5% maiores do que no ano passado, quando a plataforma faturou US$ 11,2 bilhões. O site The Verge indica que estes números são 6 vezes maiores do que o valor da plataforma de streaming Twitch.tv, da Amazon.

Como a Roudhill Investments informa (via Statista), a categoria Jogos é uma das categorias mais importante do YouTube, com 31% dos vídeos disponibilizados publicamente no site, atrás apenas de Pessoas e Blogs com 32%.

Além disso, a companhia também revelou que o YouTube Premium e o Music Premium somam mais de 20 milhões da assinantes.