Três anos após desistir do mercado brasileiro, a fabricante chinesa de smartphones Xiaomi está se preparando para retomar suas operações no país.

O que indica isso é uma série de posts feitos pela empresa em suas redes sociais brasileiras desde 25 de março. Até então, os últimos posts da companhia datavam de 2016.

A mais recente postagem aconteceu nesta quinta-feira (28) através do Twitter, contendo um vídeo de divulgação que apresenta diferentes produtos da companhia.

"Inovação para todos, essa é a nossa missão. Estão prontos para que isso aconteça no Brasil de novo?", indicou a postagem. Veja abaixo.

Ao GMSArena, a divisão latino-americana da companhia afirmou que notou o entusiasmo de fãs com a marca e resolveu voltar a se engajar com um público. O retorno oficial da empresa ao país, no entanto, não foi confirmado.

Esse pode ser considerado um segundo passo na reaproximação da Xiaomi com o Brasil. Em fevereiro deste ano, a companhia fechou uma parceria com a fabricante e distribuidores de eletrônios brasileira DL para a venda do Redmi Note 6 Pro e do Pocophone F1 através do varejo.

A Xiaomi começou a atuar no mercado brasileiro em 2015, com fabricação local para garantir menores preços e, inicialmente, com vendas exclusivamente online, em uma estratégia para cortar as taxas cobradas por varejistas do país.

Os produtos da fabricante, no entanto, não empolgaram consumidores além de tradicional base de "Mi Fãs" da companhia, que tinham um alto engajamento, mas alcance limitado. Após alguns meses, a empresa tentou parcerias com a Vivo e com a B2W para expandir sua presença, mas não conseguir aumentar suas vendas.

Então vice-presidente internacional da Xiaomi, Hugo Barra, revelou que a empresa deixaria de trazer novos lançamentos ao país em maio de 2016, em entrevista ao Android Pit.