Winamp, o icônico mp3 player do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, promete um retorno triunfal em 2019.

O player será reinventado como um aplicativo para mobile capaz de unir músicas, podcasts e serviços de streaming em um único local.

“Haverá uma versão completamente nova ano que vem, com o legado do Winamp mas trazendo uma experiência de escuta mais completa”, declarou Alexandre Saboundjian, CEO da empresa Radionomy, que adquiriu os direitos do Winamp em 2014, em entrevista com o site TechCruch. "Você pode ouvir aos MP3 que tem em casa, mas também na nuvem, a podcasts, estações de rádio por streaming, uma playlist que você talvez tenha criado”

“As pessoas querem uma experiência em um só lugar”, declarou. “Eu acho que o Winamp é o player perfeito para trazer isto a todos. E queremos que as pessoas o tenham em todos os dispositivos.”

Apesar de ser um dos programas mais usados durante a popularização da internet, o Winamp perdeu a popularidade com o advento de serviços como o iTunes, e teve sua última atualização oficial em 2013 (apesar de ainda ter uma comunidade nostálgica bem ativa).

Agora, Saboundjian quer tornar o Winamp em um agregador de plataformas de áudio em um único local.

“O que vejo hoje é que você tem que pular de um player para outro ou agregador se quiser ouvir uma estação, um player de podcast se quiser ouvir um podcast - isso, para mim, não é a experiência final.”

O executivo, porém, não entrou em maiores detalhes sobre como o player vai conseguir puxar as informações de outros aplicativos, ou até como competirá com gigantes como o Spotify por espaço no território mobile.

O Winamp ainda pode ser baixado por seu site oficial.