O WhatsApp começou a testar a possibilidade de limitar a quantidade de vezes que usuários podem encaminhar mensagens através do aplicativo.

Os testes foram anunciados através de uma postagem no blog oficial da empresa e têm como motivações a “privacidade" e “segurança” dos usuários.

Um dos focos dos testes é a Índia, onde o aplicativo foi o veículo de divulgação de uma série de notícias falsas sobre um suposto sequestrador de crianças no sul do país. Os episódios resultaram em uma série de linchamentos públicos e chamou a atenção de autoridades locais, que pediram por ações da empresa para evitar outros incidentes semelhantes (via CNBC).

Com as mudanças, usuários indianos poderão encaminhar mensagens para apenas cinco janelas de chat por vez. O atalho para encaminhar mensagens rapidamente também será removido. Segundo o Indian Express, no restante do mundo, o limite de encaminhamentos será 20.

"Acreditamos que essas mudanças - que continuaremos a avaliar - ajudarão a manter o WhatsApp da maneira que foi projetado: um aplicativo de mensagens privadas".