Como parte dos seus esforços de monetização, o WhatsApp detalhou alguns de seus planos para exibição de propagandas no app, que aproveitará o recurso Status do serviço para fechar novas parcerias com empresas.

O sistema funcionará para usuários corporativos do WhatsApp Business e será bem semelhante à mecânica do Stories, do Instagram – misturando posts patrocinados com aqueles de usuários comuns.

Cerca de 440 milhões de usuário utilizam hoje o WhatsApp Status, um número superior aos 400 milhões do Stories.

Outra fonte de receita será através da cobrança de mensagens trocadas entre empresas e usuários através do serviço WhatsApp Business, que poderá ter cobranças entre meio centavo de dólar até nove centavos por mensagem enviada – dependendo do país da empresa.

Segundo o Facebook (via Wall Street Journal), cerca de 100 companhias já estão testando o sistema, incluindo a empresa aérea Singapore Airlines, a Wish e a Uber.

No caso da Uber, os testes já estão sendo desenvolvidos dentro do próprio mercado brasileiro, onde a empresa promove atendimento aos motoristas através do WhatsApp.

Lançado originalmente em 2009, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014 por US$ 19,3 bilhões. Atualmente o serviço já tem cerca de 1,5 bilhão de contas e tem cerca de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia.