O WhatsApp convocou uma coletiva de imprensa em Nova Délhi, capital da Índia, para esclarecer as medidas que estão sendo tomadas contra contas falsas - como bots e disseminadores de spam - no aplicativo. Com mais de 1,5 bilhões de usuários, o aplicativo está banindo aproximadamente 2 milhões dessas contas por mês.

Grande parte desse processo é feita de maneira automatizada. O WhatsApp conseguiu desenvolver um sistema que identifica 75% das contas falsas sem precisar de intervenção humana.

Além disso, uma quantia considerável dessas contas não chega nem a confirmar seu cadastro: 20% dos banimentos acontecem durante o processo de registro, graças a uma comparação feita entre o IP do aparelho e o número do telefone.

O anúncio do WhatsApp vem com certa urgência, já que as eleições do país acontecem já em abril, e o aplicativo pretende se afastar de polêmicas com spams e contas falsas relacionadas a políticos. Inclusive, a Índia é o maior mercado do aplicativo, com mais de 200 milhões de usuários.