Como notado pelo site Gizmodo, o Twitter agora parece esconder nomes e contas de figuras ofensivas e controversas, incluindo supremacistas brancos, neonazistas e outros conhecidos por discurso de ódio ao serem procurados pela ferramenta de busca da rede social.

Figuras da mídia americana como Richard Spencer, Mike Cernovich, Laura Loomer e Stefan Molyneux agora não aparecem ao ter seu nome simplesmente digitado na barra de busca, mas podem ser encontrados ao refinar a busca para Pessoas no mobile e ir para o menu de buscas no desktop.

“Fundamentalmente, precisamos nos focar nas dinâmicas mais controversas dentro do Twitter”, disse o CEO Jack Dorsey no sábado (21). “Não prestamos atenção de forma consistente aqui. Uma organização melhor, mais contexto, ajudar a identificar credibilidade, facilidade de uso. É um trabalho desafiador e adoraria ouvir suas opiniões e ideias.”

O fato de a maior parte destas contas estar ligada ao movimento conservador americano, particularmente o “alt-right” alimenta a teoria de pessoas com visões políticas similares de que estão sendo censuradas pela plataforma - mesmo que uma das maiores críticas de vários setores ao Twitter seja justamente a inabilidade de lidar com contas com conteúdo voltado ao discurso de ódio e preconceito.

Por enquanto, o Twitter não declarou abertamente se está removendo estas contas de sua busca.