Usuários do Spotify com contas gratuitas que usarem softwares terceiros para pular ou bloquear anúncios poderão ter seus perfis suspensos pela plataforma de streaming.

A nova política foi encontrada pelo The Verge e está descrita na revisão dos termos de serviço da plataforma, atualizados nesta semana.

O trecho estabelece que estará passível de bloqueio de sua conta qualquer usuário que "contornar ou bloquear anúncios no Spotify Service, ou criar ou distribuir ferramentas criadas para bloquear anúncios no Spotify Service".

Em março do ano passado, a agência Reuters reportou que cerca de 2 milhões de usuários gratuitos do Spotify estavam burlando os anúncios que aparecem entre músicas através de aplicativos terceiros. O valor equivale a cerca de 2% da base de usuários gratuitos do site.

O Spotify tomou iniciativa para coibir essa prática, desativando temporariamente as contas e alertando usuários por e-mail.

Com os novos termos de serviço, a expectativa é que o site passe a bloquear contas permanentemente caso a prática seja detectada. A nova política começará a valer a partir do dia 01 de março.