Como sugerido por rumores anteriores, o Spotify anunciou nesta terça-feira (24) mudanças para a categoria gratuita de seus serviço.

A partir de agora, usuários gratuitos terão acesso a 15 playlists a partir das quais poderão escolher quaisquer músicas quiserem ouvir – sem a necessidade de escutar o conteúdo de forma aleatória ou de pular músicas até achar aquela que você quer ouvir. Playlists além do limite de 15 continuarão funcionando através do sistema de shuffle.

O novo sistema também traz algumas mudanças ao aplicativo do serviço. A partir de agora, usuários gratuitos poderão escolher seus artistas favoritos assim que se cadastram no Spotify, o que ajudará o serviço a criar playlists personalizadas.

O novo app trará ainda um novo modo de economia de dados, que promete reduzir o gasto de dados móveis para usuários com franquias limitadas.

Durante o evento de apresentação das novidades, Gustav Söderström, chefe de pesquisa e desenvolvimento do Spotify citou a importância do modelo freemium para a plataforma – que foi responsável por converter 60% dos usuários pagantes atuais do serviço (via The Verge). Essas são as primeiras grandes atualizações ao modelo grátis desde 2014.

Apesar das novidades, a empresa não falou sobre seus investimentos em integrações de comandos de voz ao app nem sobre o antecipado hardware integrado ao serviço que pode estar em desenvolvimento.

As mudanças no Spotify gratuito chegarão a todos os usuários da plataforma nos sistemas iOS e Android nas próximas semanas.