Após ser abortado por conta de problemas meteorológicos na última quarta-feira, o primeiro lançamento tripulado da história da SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, foi realizado neste sábado, 30 de maio.

A missão é considerada histórica para a agência espacial dos Estados Unidos (NASA), ao enviar dois astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de solo norte-americano pela primeira vez em nove anos.  A missão tripulada é chamada de Demo-2.

A última missão do tipo foi realizada em julho de 2011, com o lançamento do ônibus espacial Atlantis. Desde então, a NASA tem mandado astronautas a partir de foguetes russos, lançados do Cazaquistão. O lançamento de hoje acontece no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley serão levados à Estação Espacial a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX – fabricante de equipamentos aeroespaciais de Elon Musk. A cápsula será carregada por um foguete Falcon 9, também da SpaceX.

Kim Shiflett/NASA

A iniciativa é parte do programa Commercial Crew da agência espacial norte-americana, focado em parcerias entre a NASA e empresas aeroespaciais privadas dos Estados Unidos.

O lançamento tripulado aconteceu às 16h22 (horário de Brasília) deste sábado, pouco mais de uma hora mais cedo do que o lançamento que estava previsto para acontecer na quarta-feira (27).

Assim como a tentativa abortada de quarta, condições meteorológicas locais foram um fator no planejamento do lançamento, com chuvas e mau tempo arriscando um novo cancelamento.

Felizmente, as condições melhoraram o suficiente para o prosseguimento da missão

Todo o processo, inclusive o lançamento, foi transmitido ao vivo pela NASA a partir de seu canal no YouTube, começando a partir das 12h (horário de Brasília) e mostrando todos os preparativos de Behnken e Hurley, desde o embarque até os procedimentos pós-lançamento.

Você pode conferir todo a operação no vídeo acima.

spacex-nasa-crew-dragon-lancamento
Saul MARTINEZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Além do YouTube, também é possível acompanhar o lançamento através do TwitterFacebookLinkedIn e Twitch. A transmissão também pode ser vista através do app da NASA para iOS e Android.

Após o lançamento deste sábado (30), a NASA continuará a transmissão ao vivo até a conexão da capsula Crew Dragon com a Estação Espacial Internacional – prevista para acontecer no domingo (31).

[ATUALIZAÇÃO]: A cápsula espacial chegou com sucesso à ISS.